O Valor da Língua Portuguesa

Associação Internacional dos Lusodescendentes

No plano de atividades para 2021, a AILD colocou o foco, sobretudo, na promoção da língua e da cultura portuguesa, privilegiando colóquios temáticos, exposições, criação da Biblioteca dos Autores das Comunidades Portuguesas, Certame do Dia do Livro e dos Autores, envolvendo os autores das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo, cursos de formação modulares, entre outros.

Tal posicionamento não é por acaso, mas uma opção e aposta estratégica tendo em conta 3 aspetos essenciais:

  1. É um dos objetivos e motivos que está na origem da criação da AILD;
  2. Pelo valor e importância da Língua Portuguesa;
  3. Por ser um fator transversal aos diversos objetivos e propósitos da AILD, abarcando os mais variados setores de atividade.

Cada língua tem um valor próprio e único, para os seus falantes, para a união e identidade, para a diversidade e o enriquecimento da humanidade, para a aproximação de pessoas, países e civilizações. E a língua portuguesa ocupa o 5º lugar do idioma mais falado no mundo, tendo a UNESCO em 2019 decidido proclamar o dia 5 de maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”, assumindo-se a “língua portuguesa” como tripla pertença, nossa porque a falamos, porque a partilhamos com os demais países que a escolheram como língua oficial, e nossa porque é do mundo que também a nós pertence.

A língua portuguesa tem uma transversalidade mundial, quer através dos países da CPLP, quer através dos milhões de portugueses espalhados por cerca de 180 países do mundo, o que dá a Portugal e à sua língua uma força enorme. E essa força tem-se vindo a refletir através da influência dos portugueses que tem vindo a crescer nesses países de acolhimento, com uma participação política, social, económica, cultural, empresarial, cada vez maior.

Mas quando falamos no valor do idioma e da língua, é preciso explicar exatamente o que isso significa e qual o seu impacto do ponto de vista prático. A intervenção da AILD é bastante abrangente, que vai desde a promoção da língua propriamente dita, à promoção de Portugal no mundo, com destaque para o aspeto empresarial, promoção do investimento e da marca Portugal. E a nossa aposta na promoção da língua e cultura portuguesa é exatamente porque esta leva-nos e transporta-nos a todas as restante áreas referidas.

E do ponto de vista mais prático, como referido anteriormente, existe um conjunto de fatores que a língua é capaz de potenciar:

  • Indústria da língua, que destaca a importância da comunicação nas atividades económicas que exigem determinada língua para a execução de tarefas que requerem alguém competente linguisticamente no idioma de negociação;
  • Lusofonia, os autores mencionam o valor económico que o idioma tem na dinâmica dos negócios, pois quando se conhece o português, naturalmente, se tem mais vantagem competitiva ao negociar neste idioma. Os negócios realizados em língua portuguesa têm vindo a crescer enormemente nos últimos anos;
  • Diplomacia Económica, o facto do português ser o 5º idioma mais falado no mundo, deve-se ao destaque político, económico e cultural. Com esse crescimento do idioma, há grandes possibilidades dele servir como meio de comunicação internacional, facilitando a diplomacia económica, uma das apostas da política internacional por parte do estado português na última década;
  • Rede do Ensino de Português no Estrangeiro – EPE, além dos fatores ligados à língua materna, com o crescimento económico, o relacionamento de empresas em seu próprio idioma cresceu, observando-se que à medida que a visibilidade de um país aumenta, junto com sua economia, o seu idioma também é mais visto e valorizado, sendo capaz de despertar mais interesse de falantes de outros idiomas. É importante continuar a apostar no EPE junto das comunidades portuguesas;
  • Internet e redes sociais, vieram claramente revolucionar o mundo e também vieram dar um contributo importante para impulsionar a língua portuguesa;
  • Turismo, tem tido uma expressão cada vez maior para Portugal, colocando-se nos principais destinos turísticos do mundo, contribuindo também, para a projeção de Portugal e da sua língua;
  • Desporto, o sucesso desportivo de Portugal em diversas modalidades, com maior destaque para o futebol e para nomes como Cristiano Ronaldo, Figo, João Félix, José Mourinho, entre tantos outros, têm contribuído para a promoção de Portugal no mundo e tem criado um sentimento de orgulho português por parte das nossas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, contribuindo para um inevitável destaque para a língua portuguesa;
  • Gastronomia e vinhos, é sem dúvida também um elemento diferenciador em português, tão apreciado pelos portugueses e por quem visita Portugal, com destaque para os turistas, que ficam apaixonados pela nossa gastronomia, pelos nossos produtos, pelos nossos vinhos, pela nossa qualidade gastronómica e que inevitavelmente tem eco fora de portas, na nossa língua, com vários estrangeiros já a expressar em português as nossas marcas.

E portanto, terminando como começamos, esta opção da AILD para 2021, é claramente uma aposta estratégica, que apesar de antevermos que poderá ser beliscada por causa da pandemia (tal como aconteceu em 2020 e tal como já tivemos de adiar duas ações já em 2021), estamos certos que muito conseguiremos concretizar, num projeto que é contínuo, permanente e inacabado, onde fica o convite a todos os que se queiram juntar a nós.

Tendo em conta o tema hoje abordado nesta rubrica, em jeito de conclusão e também, numa homenagem a um grande ícone da língua portuguesa, termino citando Fernando Pessoa “Minha pátria é a língua portuguesa”.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search