Óbidos
Uma viagem até à magia da Vila de Óbidos
Neste final de ano, as luzes e as cores natalícias preenchem a vila de Óbidos. Tanto as crianças como os adultos se juntam naquela que é a melhor altura do ano, para uma celebração de harmonia e prosperidade. Aqui tudo tem mais encanto, e não lhe irá faltar nenhum elemento natalício, já que a vila conta com a casa do Pai Natal, o presépio, pistas de gelo, espetáculos, insufláveis e jogos, entre muitos outros divertimentos. Garantidamente, irá ficar com memórias felizes e especiais desta visita, junto daqueles que mais ama. Venha e traga companhia! Pode visitar Óbidos Vila Natal até ao dia 31 de dezembro. O bilhete geral (a partir dos 12 anos de idade) tem o custo de 10 €.
E já que vem a esta vila para as festividades, porque não fazer um roteiro por lá?!
Aqui a defesa e as memórias da história militar pairam no ar, naquela que é uma vila a descobrir envolta das suas majestosas muralhas. Passamos o ano à procura de locais belos, ornamentados por monumentos ou paisagens únicas, para mostrarmos o que de melhor existe no nosso país. Então seria injusto concluirmos 2023, sem referirmos aquela que é uma das 7 Maravilhas de Portugal: o Castelo de Óbidos. De origem romana, esta fortificação destaca-se com a sua arquitetura diversificada, românica, gótica, manuelina e barroca, inserida numa vasta paisagem natural, no cume de um monte escarpado, de 79 metros de altitude. O seu valor é inegável, já que se trata de um castelo que foi “construído” de forma contínua ao longo dos séculos, através de intervenções arquitetónicas que visavam a sua ampliação ou melhoria, por diferentes personalidades, ao invés de se tratar de um projeto de uma só pessoa. Está classificado desde 1910 como Monumento Nacional.
Funciona atualmente como uma Pousada, pelo que se ficou intrigado com a possibilidade de ter uma experiência medieval completa, recomendamos a sua estadia aqui. Além de poder pernoitar num ambiente carregado de história, pode ainda desfrutar de uma refeição com gastronomia regional, servida no restaurante do castelo. Certamente que sentirá no ar a atmosfera da realeza ao seu redor.
Caso esteja a começar a questionar-se onde será melhor almoçar, ou simplesmente descobrir o comércio local, guiamo-lo até à Rua Direita. Estrada principal de Óbidos, convida-o a desvendar os segredos da vila e os seus tesouros, como a deliciosa ginjinha ou as magníficas natas. Verdadeira rua turística da vila, conta com restaurantes, bares e lojas com variadas ofertas para que possa trazer na despedida “pedaços” da sua visita.
Passamos agora às edificações religiosas, com 3 igrejas: Igreja de Santa Maria; Igreja da Misericórdia e Igreja de São Pedro. A Igreja de Santa Maria (Matriz), situada na praça com o mesmo nome, representa o templo primordial na vila. Na sua entrada, sobre o portal maneirista, observa-se uma imagem de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da paróquia. Possui dois pares de colunas que sustentam o frontão com friso decorado por grotescos de fino lavor e cartelas ao gosto norte-europeu. O seu interior merece uma especial atenção ao túmulo renascentista de D. João de Noronha, “O Moço” (alcaide-mor de Óbidos no século XVI); às pinturas da ilustre Josefa d’Óbidos e de Baltazar Gomes Figueira; ao revestimento com azulejos setecentistas e cobertura de madeira pintada, concebido por Francisco de Azevedo Caminha, e à joia da coroa, o soberbo órgão seiscentista presente no coro alto. A Igreja da Misericórdia, mandada construir no século XV, a pedido da rainha D. Leonor, é formada por uma nave decorada por completo com azulejos azuis e amarelos de tipo padrão ou tapete, do século XVII. No seu exterior sobressai o portal de arrojada composição, rematado por um nicho com uma imagem da Virgem com o Menino de cerâmica vidrada e pintada. A Igreja de São Pedro, era constituída por uma basílica gótica de três naves, com alpendre e escadaria, no pórtico exterior principal. Após ter ocorrido o terramoto de 1755, esta construção acabou por ruir, ficando apenas a restar o altar-mor em talha dourada com trono, e a torre sineira com escadaria em pedra e formato caracol. Apresenta um aparatoso retábulo, no qual se insere uma tela representativa de S. Pedro a receber as chaves do céu (da autoria do pintor João da Costa).
Para concluir o seu dia depois de tanta exploração e descoberta, faremos uma pausa. Caminhe junto à Lagoa de Óbidos, enquanto permite que a sua mente relaxe por completo. Com uma área de 6,9 km2 e um perímetro de cerca de 22 km, este sistema lagunar costeiro abrange os concelhos de Caldas da Rainha (a norte), pelas freguesias da Foz do Arelho e do Nadadouro, e de Óbidos (a sul), pelas freguesias do Vau e de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa. Comunica com o oceano através de uma barra de maré mantida artificialmente, a qual garante as trocas de água e sedimentos entre os espaços lagunar e oceânico. A riqueza da biodiversidade de ecossistemas e espécies faunísticas e florísticas, e de avifauna que o rodeiam, é surpreendente. Temos a confiança de que o irá deixar verdadeiramente descontraído…
Se ficou fã da maravilhosa Vila de Óbidos fique a saber que existem outros eventos que decorrem ao longo do ano, como por exemplo: Festival Internacional de Chocolate; Mercado Medieval de Óbidos; e o Festival Literário Internacional de Óbidos.
Esperamos que as nossas sugestões de roteiros tenham permitido um aumento do seu conhecimento das ofertas de Portugal, e que lhe tenham mostrado o quão singular e especial é o nosso país.
Boas Festas!