Portugal um paraíso para reformados estrangeiros?

Portugal é um país cada vez mais procurado por cidadãos reformados de todo mundo.
São vários os motivos que fazem com que Portugal se afigure como um destino apetecível para os reformados das mais diversas nacionalidades.
O clima e a mobilidade: este motivo atraí sobretudo reformados do norte da Europa que procuram um clima mais ameno para gozarem da sua reforma. O facto de Portugal ser um país pequeno e de fácil mobilidade também é bastante atrativo. “Quero ir viver para um país onde consiga fazer as minhas compras a pé, ir ao médico e à farmácia sem precisar de pegar no carro como nos EUA” – contava-nos uma cliente norte-americana.
Os benefícios fiscais – Estatuto de Residente não habitual: Ao alterarem a sua residência fiscal para Portugal, reformados de países como Itália e França ficam isentos de tributação sobre os montantes que recebem de reforma. Devido a este fator tem-se verificado um aumento significativo de reformados, sobretudo destes dois países, sendo que os franceses optam mais por se fixarem na Costa de Prata e os italianos no Algarve. O dinheiro poupado em impostos permite a este tipo de reformados ter uma melhor qualidade de vida em Portugal. “Agora conseguimos passear e ir a restaurantes frequentemente, algo que em França era um luxo e só o fazíamos raramente” explica uma cliente francesa.
A Segurança: A segurança é o principal fator que move reformados de nacionalidade brasileira e outros países da América Latina a mudarem-se para Portugal. “Sair à noite para ir jantar fora ou tomar um café e voltar para casa caminhando sem medo não tem preço!” – conta um cliente brasileiro.

A saúde: Por incrível que possa parecer (a nós portugueses) a saúde pública e privada em Portugal é um dos principais motivos apresentados pelos reformados Norte Americanos para escolherem o nosso país para desfrutarem da sua reforma. Com Autorização de residência em Portugal os estrangeiros oriundos de países terceiros tem acesso aos serviços públicos de saúde em Portugal. Ainda assim, os seguros da saúde em Portugal têm preços muito mais competitivos comparando com os EUA e Brasil. “Para me curar do cancro que tive fui à falência… desde então comecei a procurar uma alternativa para sair dos EUA e ter alguma tranquilidade de espírito em relação aos cuidados de saúde” – conta-nos um cliente de São Francisco.
Cultura: Muitos destes expatriados reformados já não vivem no país de origem há alguns anos tendo escolhido, numa primeira fase, países paradisíacos para viverem como Tailândia, Caraíbas, Ilhas Maurícias mas, nesses casos, ao fim de algum tempo, sentiram falta de cultura e esse é outro requisito que Portugal preenche para quem gosta de um bom programa cultural!
A Lei dos estrangeiros prevê um visto especifico para reformados desde que comprovem meios de subsistência. Os aplicantes deste visto têm que comprovar que recebem uma reforma no país de origem, igual ou superior ao salário mínimo português, e que conseguem enviar esse montante para Portugal para se autosustentarem com os seus rendimentos. Este visto aplica-se apenas aos cidadãos oriundos de países de fora da União europeia.


Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search