Reinventar-se

Os resilientes que desenvolvem uma atividade económica, depois de terem centrado a sua atenção na valorização e adequação dos elementos da sua equipa de trabalho, devem também analisar e avaliar cada um dos seus fornecedores e clientes.
No que diz respeito aos fornecedores, devemos identificar os que são vitais para o desenvolvimento do negócio, e se estes estão ou não, em condições de serem parceiros em tempos semelhantes aos que estamos a viver com a pandemia da COVID-19.
Convém, pois, assegurar que estes estão preparados para assegurar o fornecimento de serviços e/ou produtos, nestas circunstâncias, pois esta crise não foi uma crise de consumo, mas uma crise do acesso aos clientes.
Este processo de melhor conhecer os nossos fornecedores, poderá suscitar que se definam novos procedimentos, para que a atividade não seja prejudicada pela falta de produtos ou serviços.
Assegurando estes aspetos, o empreendedor deve assegurar que a ligação aos seus clientes não se perde em situações de calamidade ou de emergência.
Temos que conhecer bem os nossos clientes, para encontrar a melhor forma de manter essa ligação, apesar das adversidades que a atividade económica nos possa obrigar a enfrentar.

Não são só os clientes que procuram os serviços e produtos oferecidos pelo empreendedor, cabe também ao empreendedor procurar os seus clientes e conquistá-los.
Uma forma de se preparar para momentos como aqueles que vivemos atualmente, é pensar em diversos cenários concretos, analisando os seus efeitos e as suas consequências nas cadeias de abastecimento e na ligação aos clientes, para que se encontrem soluções que minimizem os impatos negativos, aproveitando, sobretudo, as oportunidades que normalmente estes acontecimentos negativos trazem, também para aqueles que as sabem procurar.
Não esqueçamos que os dinossauros eram reis e senhores da Terra, até que, a chegada de um meteorito deu a oportunidade aos mamíferos de os substituírem….
Atualmente, é um minúsculo vírus que vai provocando a extinção massiva de empresas, algumas delas, verdadeiros dinossauros mundiais, mas por outro lado haverá quem saiba aproveitar as oportunidades que se apresentam, para liderar o amanhã.
Melhor preparado estará para enfrentar a adversidade, sem dúvida, aquele que tem um bom contabilista ao seu lado.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search