Siena

O regresso à Idade Média

A proposta de viagem deste mês recai sobre a belíssima cidade de Siena, localizada na região da Toscana. A cidade Siena representa a capital da comuna italiana com o mesmo nome, conhecida pelo seu património artístico e histórico classificado Património da Humanidade pela UNESCO, estende-se por uma área de 118km2 com uma população residente de cerca de 53 mil habitantes. A centralidade da cidade Siena permite o acesso a milhares de turistas que visitam a cidade a partir das demais cidades italianas (Roma/Florença/Pisa). Recomendo que os viajantes acedam à cidade recorrendo ao comboio, a rede italiana de comboios é bastante confortável e acessível, existindo comboios para todos os preços. A principal vantagem de aceder à cidade recorrendo ao comboio é um vislumbre de um dos maiores encantos da região da Toscana, através da janela poderá observar os imensos campos de vinha que dão outro vislumbre à viagem.
De acordo a mitologia Romana, Siena terá sido fundada por Sénio, filho de Remo, desta forma e à semelhança de Roma é possível encontrar espalhadas pela cidade enumeras estátuas que demonstram os irmãos Rómulo e Remo amamentados por uma loba. Aparte a mitologia e de acordo historiadores a cidade de Siena tem origem num pequeno povoamento Etrusco, que viria posteriormente a transformar-se numa colónia Romana «Saena Julia», fundada pelo imperador Augusto. Em pleno Séc. XII, devido à presença de famílias aristocráticas com origem na Lombardia é desencadeado um movimento político que converte a cidade num estado autogovernado de cariz republicano, nascendo assim denominada República de Siena. A República de Siena prosperou durante quatro séculos, experienciando lutas internas com famílias nobres da cidade rival de Florença, passando pela famigerada epidemia da época medieval “Peste Negra” que em 1348 viria a resultar na perda de importância na região. A Guerra Italiana de 1551-59, ditou a derrota da República de Siena para o Ducado de Florença, que aliado à Coroa de Espanha viria a tomar facilmente a cidade. A integração dos territórios de Siena no Ducado de Florença significou a constituição de um novo estado do Grão-Ducado da Toscana. A cidade de Siena viria a beneficiar do imponente crescimento da vizinha Florença – Renascentista, o centro histórico e os edifícios demais datados da Idade-Média erigidos permanecem inalterados, transformando a cidade num museu aberto. A sorte terá protegido a cidade, que terá escapado aos bombardeamentos dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
Partimos à descoberta da cidade as primeiras impressões são de uma cidade repleta de ruas apertadas devidamente ornamentadas, o caminho da estação de comboios até ao centro faz-se a pé, sendo que no imediato damos de caras com uma cidade muralhada e uma das portas entrada. A simbiose é perfeita o local onde em tempos afluíam carruagens é usada por centenas de motos para aceder ao centro.

Piazza del Campo
Pizza del Campo, reflete apogeu da cidade, a sua área enorme em formato de lua, de tons tijolo marca o centro da cidade. O seu formato estranho coaduna com a falta de nivelamento, servindo de local de repouso dos visitantes que sentados no chão admiram a imponência do local. Os locais consideram este local como solo neutro, sendo este o local da célebre corrida de cavalos «Palio», na qual os dezassete bairros «Contradas» da cidade participam devidamente trajados com a cor do respectivo bairro. A praça del campo é um local bastante singelo e merece ser visto com calma, desfrute de uma refeição numa esplanada circundante e aprecie a vida do local.

Torre del Mangia
Situado em plena praça del campo é possível contemplar o ponto mais alto da cidade. A torre de Mangia terá sido construída entre 1228-1348, sendo que os seus 102 metros igualam exatamente altura da cátedra.
O acesso é complicado e não recomendável a pessoas com mobilidade reduzida, são nada mais nada menos que 400 degraus estreitos entre corredores e com poucos pontos de descanso. No topo a vista é impressionante, o visitante poderá observar a encruzilhada de ruas assim como os demais monumentos circundantes. Aproveite o topo para recuperar o folgo respire e deixe-se levar pelo local.



Duomo de Siena – Catedral
O Duomo ou Catedral de Siena data do Séc XIV é sem sombra de dúvida o ex-libris da cidade Estamos perante uma das igrejas góticas mais importantes do mundo. A fachada repleta de mármores poderá não impressionar inicialmente os visitantes, todavia no interior existe um conjunto de vitrais de 1228 que dão um colorido único. A catedral de Siena apresenta o interior em tons de listado contrastam com o colorido das bandeiras e brasões que remontam à Idade Média. No local o visitante poderá ainda contemplar um conjunto de esculturas em mármore que retratam a história conturbada da cidade assim como todo o seu esplendor.


Palazzo Pubblico
Ainda na praça principal é possível observar a ex. sede dos governantes da República de Siena construído em tijolo e mármore branco com uma torre. Este monumento terá sido construído nos Séc. XIII e XIV, tendo desempenhado um papel importante na história da cidade. A torre com 88 metros representa igualmente um desafio físico e permite igualmente uma excelente vista sobre a cidade.

Igreja de Cateriniana di San Domenico
A igreja de Cateriniana di San Domenico é um dos monumentos mais visitados da cidade, a sua construção é imponente sendo avistada facilmente dos arredores da cidade. Este sóbrio monumento gótico caracteriza-se pelas suas três capelas, destacando-se igualmente os vitrais e um altar deslumbrante. Este local vale sem sombra de dúvida uma visita, a coleção de obras de arte que ostenta merece atenção, caso tenha tempo visite a cripta da igreja a sua simplicidade e arquitetura são impressionantes.

Battistero di San Giovanni
Como próprio nome indica estamos perante um local idealizado como centro batismal da cidade. Erigido entre 1316-1325, o Batistério de Siena apresenta uma pia batismal em mármore repleta de figuras em bronze feitas por famosos artistas entre os quais Donatello. Ainda no local podemos apreciar um conjunto de frescos que retratam passagens bíblicas.
O centro histórico da cidade é um verdadeiro encanto, as suas ruas medievais retratam a história de uma região.
Caminhe sem destino pelas ruas estreitas a cada esquina encontrará uma um monumento, uma loja ou um motivo para uma fotografia.
A cidade arrebata o coração dos visitantes, aprecie Siena a cidade que nos transporta para a Idade Média.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search