Um Natal com a Ei! é um Natal em família
Estamos cada vez mais próximos da mais bela época do ano. E num ano em que tantas adversidades foram sendo superadas, merecemos mais que nunca o conforto do lar, passando o Natal junto das nossas famílias em amor, paz, harmonia e segurança. Ao longo deste ano, na Ei! Assessoria Migratória, apesar de uma primeira metade do ano com maiores limitações por parte dos órgãos públicos na tramitação dos processos migratórios, estivemos sempre a trabalhar juntos daqueles que se mantinham fiéis e determinados em concretizar o sonho de vir para Portugal, cumprindo sempre todas as normas legais e sanitárias. Quer para que as nossas empresas pudessem continuar a compor as suas equipas com os talentos que precisavam para fazerem frente às dificuldades impostas pelo novo Corona Vírus, quer para todos os cidadãos do mundo que queriam criar raízes neste nosso “jardim à beira-mar plantado”.
Dezembro chega trazendo com ele o espírito natalício, e todos estamos desejosos de poder passar a consoada e dia de Natal com as nossas famílias. Queremos sentir-nos novamente próximos e não apenas unidos, queremos o conforto dos entes queridos e não somente o seu consolo à distância, queremos poder celebrar em conjunto uma data especial com a nossa família alargada, sem receios de consequências para a nossa saúde. Mesmo com o antigo SEF (agora Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo) sem agendamentos disponíveis desde meados de setembro, graças a todos os nossos esforços e à confiança de cada um dos nossos clientes conseguimos, mais um ano, garantir que dezenas de famílias pudessem estar juntas para celebrar o Natal juntas e em segurança. Afinal, esta é a época de lembrar tudo o que nos une e o porquê de dizerem que a família é a “célula básica” da sociedade, o único “porto de abrigo” seguro. Se há nem que seja uma oportunidade por ano para o reencontro e o reconcilio (mesmo que em época festiva), porquê não a aproveitar?!
Trabalhando com as matérias de e(i)migração há mais de 7 anos, e tendo sido eu própria uma migrante, sei como para estes “navegantes do globo” esta época traz o sentimento da saudade, das memórias de casa e das pequenas tradições familiares. O Natal e a Passagem de Ano, enquadram-se numa época que sempre nos relembra a família e os amigos mais próximos.
Por saber o quão difícil é decidir mudar de país de residência, Portugal oferece um tipo específico de Autorização de Residência simbolicamente chamada de reagrupamento familiar. Muitos dos nossos clientes fazem os seus planos migratórios justamente visando a possibilidade de poderem passar as festividades desta altura do ano com os seus entes queridos, criando as condições de trazerem as suas famílias para passarem o Natal e o Ano Novo em Portugal. Nós redobramos os esforços para que isto possa acontecer pois no nosso entendimento, a família é um pilar fundamental de qualquer sociedade e para quase todo o ser-humano, motivo pelo qual os processos de Reagrupamento Familiar merecem de nós uma atenção muito especial. Ainda para mais, considerando que mais de metade dos migrantes, quando fazem a sua mudança de país, fazem-na sozinhos. Sendo o Reagrupamento Familiar uma das exceções à Lei dos Estrangeiros que permite cidadãos de estados terceiros viajarem sem visto para o nosso país desde que aqui já tenham um membro da família com Título ou Visto de Residência, é de também sermos agradecidos ao nosso Portugal por ter esta abertura de mente.
O Natal está quase aí e chegou a época dos reencontros e da união das famílias. Chegou a altura de celebrar o conjunto de pessoas em que podemos depositar mais confiança, que nos apoia quando mais ninguém chega a nós e que nos adora incondicionalmente. A todos os cidadãos do mundo, a equipa da Ei! Assessoria Migratória deseja-vos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo! Que todos possam estar juntos daqueles que amam.