Valorização da Diáspora através da comunicação social

Os media desempenham um papel fundamental na interação e conexão de Portugal com a diáspora, em ambos os sentidos.
Através dos meios de comunicação, como a imprensa, rádio, televisão e internet, é possível manter um diálogo contínuo com os membros da diáspora, independentemente da distância geográfica.
Os meios de comunicação desempenham ainda um papel crucial na preservação da identidade cultural e na promoção da coesão e solidariedade entre as diferentes gerações de emigrantes e lusodescendentes, mantendo viva a cultura, tradições e a língua portuguesa, como reforço do sentimento de pertença e ligação conexão com as raízes.
Além disso, a comunicação social também desempenha um papel importante na mobilização e organização da diáspora para questões políticas, sociais ou empresariais, promovendo a colaboração, cooperação e troca de informação e experiências entre os membros das diversas comunidades.

Mas a relevância dos media da Diáspora não se restringe às comunidades portuguesas. O seu público é muito mais vasto, podendo incluir os residentes naturais e todas as outras comunidades e nacionalidades. Existem mesmo alguns grupos empresariais de comunicação que têm um alcance territorial muito alargado e supranacional, que importa potenciar.
São vários os órgãos de comunicação social que foram criados no seio da diáspora que, para além de produzirem conteúdos sobre as atividades desenvolvidas pelas comunidades portuguesas residentes no estrangeiro, também produzem conteúdos sobre a atualidade de Portugal, em temas do seu interesse.
Atualmente existem mais de 160 jornais, revistas, rádios e televisões que se assumem como um instrumento essencial no quadro da organização da sociedade, difusores de referenciais sociais, nos seus mais variados formatos, chegando ao público de forma escrita, radiofónica, televisionada ou multimédia. Atentos à necessidade de valorizar o trabalho realizado pelos media, o Governo lançou em 2023 uma linha de financiamento (PROGRAMA) que visa melhorar os meios para alcançar um público mais alargado e com conteúdos relevantes, atuais, imediatos e alinhados com os interesses nacionais de promoção da língua e cultura portuguesas.



São apoiados projetos que visem, para além de outras finalidades, reforçar a ligação dos portugueses residentes no estrangeiro à vida social, política, cultural e económica de Portugal.
A projeção de Portugal no mundo ganha amplitude com uma comunicação social na diáspora dinâmica, sólida, influente e abrangente, alcançando um público-alvo que extravasa a comunidade portuguesa.
Assim, numa altura em que a Diáspora conquistou enorme relevância e um lugar destacado na agenda nacional, é fundamental capacitar os media para alinhar a sua intervenção com as orientações e medidas de política pública, designadamente no domínio da internacionalização da economia.
A Rede Global da Diáspora pode ter um papel preponderante neste desígnio, na medida em que consegue reunir os diversos players (em que muitos deles já são parceiros ativos da rede) na definição de planos de ação de interesse comum e no desenvolvimento da sua atividade, assumindo ainda o papel de interlocutor com a AICEP e com o movimento associativo empresarial.

Fundação AEP

Rede Global da Diáspora

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