Meraki
Empresa associada do mês
Quais os valores que têm norteado a sua atividade ligada às artes?
Dedico-me à Arte, como profissional à cerca de 20 anos. Uma galeria de arte não é construída de um dia para o outro, requer maturidade e conhecimento. Há uma série de valores que preservo e que encaro como missão: A Integridade e neste sentido incluo também a honestidade e transparência que são fundamentais nas relações entre os artistas os clientes e a venda das obras de arte; A excelência deve ser elevada e estar pautada pela qualidade das obras; O respeito tanto pelos artistas como pelos clientes e visitantes. Tento sempre criar o melhor momento para receber ambos, proporcionando um ambiente acolhedor e inclusivo; A responsabilidade social, que é necessária, com uma postura ativa, contribuindo assim para a promoção e desenvolvimento da cultura e das artes; A inovação que tem de estar todos os dias alinhada com as novas formas de apresentar e promover obras de arte através de novas tecnologias e formas de exposição. Para garantir o sucesso e ser credível no mercado da arte este valores são imprescindíveis no alcance de uma boa reputação artística.
É preciso gostar muito e deixar transparecer essa verdade.
Como surgiu a ideia de criar uma galeria de arte, a Meraki?
Sou conservadora restauradora, de formação base e sem dúvida que esta profissão permite-me conhecer a arte de uma forma muito direta e intrínseca. Quando analisamos danos, tratamos e cuidamos temos o melhor dos conhecimentos. Conhecemos o “cerne da questão” sabemos bem o que é bom, o que vale, e o que não vale.
Sempre fui apaixonada pelo mercado de arte, adquiri conhecimentos, evoluí academicamente e sempre estive atualizada com os valores de cada peça, seja ela antiga ou atual. Nestas questões em que percebemos que a nossa missão de vida passa pela Valorização do Mundo pela Arte, facilmente percebemos o que querem os clientes e o que precisam os artistas para crescerem, serem desejados e as suas obras apreciadas pelo público e colecionadores. Só no momento em que percebemos e temos o conhecimento de todo o ciclo artístico, quando sabemos colocar em prática os conhecimentos intrínsecos e adquiridos na tentativa de melhorar e ajudar a resolver problemas, só nessa a hora é que podemos abrir as portas de uma galeria de arte.
A galeria de arte sempre teve presente nos meus objetivos, pois não há nada melhor do que poder ser a intensificadora de causas maiores e de possibilitar o crescimento humano dos artistas e de proporcionar a felicidade a quem adquire e preserva arte. Meraki, é uma palavra grega que significa que você deixa um pedaço de si mesmo, uma parte da sua alma, dos seus sentimentos, em tudo o que você faz. A ideia é colocar um pouco de amor em cada detalhe. É isso que partilho todos os dias em tudo o que faço.
Quais são os principais serviços que a galeria presta?
Uma galeria de arte oferece um ampla gama de serviços para os artistas, colecionadores, curadores e público em geral.
A representação de artistas, requer muito trabalho. Selecionar e conhecer artistas e organizar as suas carreiras é imprescindível para ter um bom trabalho de base para oferecer ao cliente que quer investir em arte.
A venda de obras de arte, torna as galerias como intermediarias entre artistas e compradores. Saber relacionar artistas, obras de arte e compradores é um raciocínio que precisa de muita abertura, muito feeling e muita entrega onde a autenticidade e a verdade devem de prevalecer.
A organização de exposições é o momento público em que se dá a oportunidade de ver e sentir as obras de arte em primeira mão. As boas exposições só acontecem com o trabalho de curadoria que é imprescindível em toda a orgânica expositiva.
O trabalho de consultoria para colecionadores é um trabalho muito gratificante no sentido em que ajudamos a encontrar as melhores obras e a criar valor a uma coleção.
A galeria de arte pode oferecer programas educacionais para crianças e adultos, como visitas guiadas e workshops.
Os serviços de conservação e restauro ajudam na boa conservação e valorização das peças em condições ideais.
Na sua opinião, o que tem diferenciado a Meraki da concorrência e, sobretudo, perante o cliente?
A Meraki destaca-se na forma como oferece “ARTE” com benefícios únicos. A Arte como investimento físico ativo, tangível que pode ser visto e tocado. A valorização do ativo pode aumentar ao longo o tempo, tornando-se num investimento único, valioso e lucrativo. É fundamental ter o conhecimento de que o valor das obras de arte é influenciado por vários fatores, entre eles: o que deseja o mercado, a raridade, a qualidade, a reputação do artista. Saber desenvolver estratégias para reduzir o risco dos investidores, dando sentido à arte para ela mesma alcançar o prestigio, a satisfação pessoal, potencializando o status social, cultural e o prazer estético.
No entanto, como qualquer investimento, as obras de arte têm os seus riscos e desafios. A compra e venda requerem uma grande quantidade de pesquisas e conhecimentos do mercado, habilidades de negociação, podendo ser afetadas por mudanças no gosto do público, flutuações, roubos entre outros riscos. A valorização de artistas e o investimento em arte tem muita importância, enquadrada nos aspetos culturais e económicos. A arte é uma forma de expressão que reflete a visão e a experiência de um artista ajudando neste sentido a preservar a memória cultural e a promover a riqueza da arte em todo o mundo. É toda esta dinâmica que pode oferecer retornos financeiros a longo prazo para além dos benéficos sociais e comunitários, uma vez usada para revitalizar áreas urbanas, promover o turismo cultural e apoiar a educação e a formação de jovens artistas.
Como avalia atualmente o mercado das galerias de arte em Portugal? Quais os principais desafios que se impõem?
Apesar de toda a crise mundial o mercado das galerias de arte continua em expansão. É importante saber criar um portfólio de investimento em arte de forma a que se possa diversificar os investimentos e obter retornos a longo prazo. É importante ajudar na definição e concretização dos objetivos financeiros dos investidores, estar muito atualizado nos vários nichos, oferecer a possibilidade de negócios autênticos, com qualidade e zelando pelo bom estado de conservação.
Trabalha com clientes fora de Portugal?
O mercado internacional é imprescindível para o bom equilíbrio das empresas em Portugal. Felizmente que os clientes internacionais possuem outras visões mais esclarecidas e percebem a importância de investir em arte e de valorizar artistas portugueses emergentes. Era bom que os Portugueses evoluíssem nesse sentido.
Quais os maiores desafios que enfrenta para desenvolver a sua atividade em Portugal?
Há dois grandes desafios: o primeiro, que é feito diretamente com os artistas – esclarecer sobre o facto de não conseguirem vender e trabalhar com eles estratégias de melhoramento do percurso artístico.
O segundo, tanto com o cliente privado como com as empresas, de demonstrar como é que a arte pode ser um investimento sério. Se não houver um mercado ativo os artistas não vão continuar a crescer e a criar. É bom que se perceba a importância da aquisição e o poder que só acontece quando somos detentores de uma coleção. É algo mágico e sublime!
O que podemos continuar a esperar da Meraki num futuro próximo?
Vamos continuar a trabalhar de forma credível no esclarecimento da importância de investir em Arte. O foco será bem vincado na busca de talentos de artistas lusodescendentes. É muito importante tornar a público estes artistas e as suas obras.
Como sente a portugalidade? É um tema presente na sua galeria de arte?
Ser português é um sentimento de muito amor. Temos uma cultura muito distinta e a prova disso foi o que espalhamos ao longo de toda a história pelo Mundo. Trabalho e continuarei a trabalhar muito com artistas portugueses e dar-lhes-ei a possibilidade de os ajudar a melhorar e gerir as suas carreiras através do coaching, mentoria e consultoria. É imprescindível dotar os artistas portugueses de conhecimentos verdadeiros para que possam evoluir artisticamente.
A internacionalização é importante para o futuro da Meraki?
Sem dúvida! As trocas comerciais só crescerão num mundo ativo valorizado, globalizado e consciente.
A AILD está a criar uma rede internacional de pessoas que se vão poder interligar e colaborar entre si. Como vê este projeto e quais as vossas expectativas?
É uma iniciativa fulcral para o correto desenvolvimento. É fundamental dar para receber!
Que palavras deixaria sobre a AILD aos empresários que irão ler esta entrevista relativamente a esta plataforma global?
As plataformas globais fazem com que, pessoas, empresas e organizações se conectem e possam partilhar por todo o mundo informações, recursos, e/ou transações comerciais, permitindo assim a entrada de novos clientes e a possibilidade de explorarem novos mundos desmistificando barreiras.
As plataformas globais são um terreno fértil para a inovação, permitindo que novas empresas surjam e experimentem novas ideias e modelos de negócio à escala mundial. A conexão social, para além de favorecer a comunicação cria uma sensação de comunidade global de modo a compartilhar experiências inimagináveis e benefícios significativos.