Açores

Pelos caminhos de Ponta Delgada

E se, nas edições passadas percorremos os tesouros madeirenses, agora é a vez de descobrirmos as relíquias açorianas!

Onde se situa?
Localizado no Oceano Atlântico a oeste de Portugal continental, encontra-se o Arquipélago dos Açores. Com uma extensão de cerca de 2322 km2, este subdivide-se em três grupos: Grupo ocidental (Corvo e Flores); grupo central (Faial, Graciosa, São Jorge, Pico e Terceira) e grupo oriental (São Miguel e Santa Maria).

Roteiro

Apanhe um avião para Ponta Delgada (na ilha de São Miguel) porque o nosso destino hoje é esta bela cidade!

À chegada, pode alugar um carro diretamente no aeroporto (Aeroporto João Paulo II também chamado de Aeroporto de Ponta Delgada e de Aeroporto de Nordela) com toda a segurança e conforto, para poder ter rapidamente um carro disponível para si. Para conhecer Ponta Delgada é certo que pode, com alguma facilidade, descobrir os seus recantos a pé (especialmente nas ruas mais estreitas), ainda assim é sempre mais cómodo ter um carro disponível, em particular no caso de querer explorar os arredores da cidade.

Pela vasta oferta e diversidade presentes em Ponta Delgada, não lhe irão faltar opções de alojamento. Deixamos quatro recomendações: Grand Hotel Açores Atlântico, Out of The Blue Azores, Sete Cidades Lake Lodge e Herdade do Ananás. Como a cidade é bastante procurada pela sua ampla oferta turística, e possibilidade de presenciar influências do melhor do meio urbano e do meio rural, não deixe de reservar com antecedência!

Caso tenha aterrado pela manhã e esteja com a energia que necessita para explorar a ilha, começamos já a aventurar-nos! Se contudo, se sentir cansado ou tiver chegado mais tarde, aproveite para se instalar e relaxar.

Mergulhar nas águas transparentes logo pela manhã é revitalizante, por isso não poderíamos iniciar doutra forma, senão nas Piscinas do Pesqueiro. Aqui, pode nadar livremente numa espécie de piscina em mar aberto. Conta com instalações de apoio, duche e vestuário, para lhe proporcionar uma experiência completa. O horário de funcionamento é entre as 07h00 e as 21h00.

Seguimos depois do seu momento de serenidade, para o ex-líbris da cidade. Datadas de 1783, a construção Portas da Cidade é formada por três arcos, dos quais o central (o maior) é constituído por elementos barrocos e ostenta o brasão das armas reais e de Ponta Delgada.

Passando as “Portas” irá observar a imponente Igreja Matriz de São Sebastião (século XVI), com os seus majestosos pórticos manuelinos e barrocos e o revestimento das naves, capelas e altares em talha dourada. Destaca-se também, no cimo da torre, o relógio da igreja oferecido no século XIX por António Joaquim Nunes da Silva (um rico comerciante da cidade). Como já é habitual, independentemente da sua fé este é um monumento que deve visitar, já que possui peças históricas únicas. De segunda-feira a sexta-feira pode aparecer entre as 08h00 e as 19h00, e nos sábados e domingos, entre as 09h00 e as 13h00 e as 17h00 e as 19h00.

Já deve ter reparado numa estátua aqui próxima! Em homenagem ao Padre Serrão (Joaquim Silvestre Serrão) foi concebida esta peça em calcário, de arte fúnebre. Deixamos aqui a nossa admiração ao seu trabalho e talento excecional, quer no que diz respeito às suas composições musicais, quer no que diz respeito à sua interpretação como organista, e, até mesmo, à sua notável dedicação como organeiro.

A estas horas já deve estar a perguntar pelo almoço. O restaurante “O ALCIDES” tem uma ementa variada de pratos típicos da região açoriana. Aconselhamo-lo sem dúvida a provar a especialidade da casa: o “Bife Alcides”! Este prato é já reconhecido a nível internacional por todos os grandes apreciadores de carne. Além disso, o restaurante conta com um staff responsável e bastante simpático, portanto faça a sua reserva!

Uma peça de fruta é sempre bem-vinda antes ou depois de uma refeição, então passe pela Plantação de Ananás dos Açores e viaje pela história da produção centenária do fruto. Entre os séculos XVII e XVIII, os navegadores portugueses trouxeram do Brasil o ananás introduzindo-o em São Miguel. No princípio tratava-se apenas de uma curiosidade botânica, porém, graças à dedicação e persistência das gerações de agricultores, as técnicas de cultivo foram sendo aperfeiçoadas, o que levou à obtenção de caraterísticas específicas. Classificado como DOP (Denominação de Origem Protegida), o Ananás dos Açores é um fruto da espécie Ananas comosus (L.) Merr., variedade “Cayene”, produzido de forma tradicional aqui na ilha. Assume, atualmente, uma considerável importância relativamente ao rendimento agrícola regional. O seu aroma perfumado e o seu sabor singular, irão deixá-lo rendido! Nesta Plantação pode explorar as estufas nas diferentes fases de produção e degustar o Doce de Ananás 1864 e o Licor de Ananás 1864, de forma gratuita. Além disso, não serão poucas as iguarias confecionadas com o fruto-rei, pelo que escolha as suas favoritas para trazer! O horário de funcionamento no inverno é entre as 09h00 e as 18h00, e no verão é entre as 09h00 e as 20h00.

Continuamos esta viagem no próximo mês! Fique atento!



Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search