Lusodescendências
Encontro mundial dos lusodescendentes
A AILD – Associação Internacional dos Lusodescendentes acabou de agarrar um novo desafio com a realização do 1º Encontro Mundial dos Lusodescendentes que irá ocorrer em Portugal em novembro de 2023.
Este evento irá contar com a co-organização da Fundação AEP, um parceiro com quem nos identificamos pela comunhão da mesma visão estratégica, certos que a parceria entre estas duas entidades irá criar valor, numa clara cooperação estratégica, tal como nos define o nosso código genético.
Este Encontro Mundial dos Lusodescendentes, o primeiro a acontecer em Portugal, irá denominar-se “Lusodescendências”, a que se juntará um subtítulo, cujo mesmo dependerá do território onde irá acontecer a sua primeira edição, que em breve será divulgado a cidade do país que irá acolher este evento.
AILD considera, no âmbito da sua missão, a importância de promover iniciativas que cativem os lusodescendentes e os aproximem de Portugal, e esta é sem dúvida uma iniciativa que irá ao encontro destes objetivos.
O projeto tem dois objetivos concretos, em primeiro mostrar as potencialidades de Portugal enquanto País de acolhimento ao nível económico, social e com destaque para a vertente turística, e em segundo lugar, identificar, premiar e reconhecer pessoas, projetos e iniciativas de sucesso desenvolvidas pelos lusodescendentes nas comunidades em que se inserem ou para o nosso País. Serão convidados os lusodescendentes de diferentes áreas profissionais, da arte, à ciência e ao empreendedorismo, mas também Luso eleitos, destacando todos e cada um deles. Serão ainda desafiados, a poderem também, dar o seu contributo em soluções coletivas para as comunidades e para Portugal. No fundo, será despertar os lusodescendentes, o seu talento, as suas capacidades, a sua disponibilidade e o seu amor a Portugal, dando o seu contributo, apresentando ideias e soluções que possam ser potenciadas e apoiadas. O Lusodescendências – Encontro Mundial dos Lusodescendentes, sublinha o compromisso da AILD e da Fundação AEP na importância de se estabelecerem relações de proximidade entre os lusodescendentes e Portugal.
Este compromisso traduz-se na ambição de acelerar esta relação que acreditamos ser positiva para o desenvolvimento económico das regiões em Portugal e como forma de mostrar que o País tem capacidade para acolher e ser uma oportunidade para estes lusodescendentes. Pensamos, assim, contribuir para promover um Portugal com futuro e com uma porta aberta a projetos de desenvolvimento e para usufruírem da beleza natural, das praias e do sol, das atividades culturais e desportivas, da riqueza e diversidade da nossa gastronomia, e da oferta hoteleira de excelência que Portugal tem para oferecer. Esta iniciativa tem o intuito de relacionar a cultura e a identidade nacional promovendo Portugal pelos vários cantos do mundo e integrar os Lusodescendentes nas suas raízes, mas também, apresentar um país moderno e competitivo. Este Encontro Mundial dos Lusodescendentes é um projeto que a AILD quer desenvolver com o apoio das regiões e dos agentes políticos, económicos e culturais, e de um conjunto de parceiros que tornarão o projeto com a dimensão que os objetivos e propósitos assim o exigem e o engrandecem.
O Lusodescendências terá um programa amplo onde haverá um espaço de encontros de negócios promocionais, espaços culturais e animação, atribuição de prémios de mérito e reconhecimento, realização de uma noite de gala, e a promoção dos espaços e território onde ocorrerá o evento. Será ainda proporcionado um espaço de “Shark Tank” dando a possibilidade a empreendedores apresentarem as suas ideias de negócio a empresários e potenciais investidores.
O projeto tem ainda desenhado no seu modelo e objetivos, 2 vetores fundamentais. Por um lado convidar pessoas que possam trazer amigos, familiares, parceiros e sobretudo, nativos do país de acolhimento e por outro lado e em consequência, possam promover dinâmicas locais em termos económicos/turísticos, seja na ocupação da oferta hoteleira, da restauração, dos espaços de visita/museus, culturais, e que possa deixar uma marca para futuramente regressarem. Pretende-se ainda que todos os visitantes possam ficar ligados de alguma forma ao projeto, aos parceiros e ao território.
Por outro lado, pretende-se que este modelo seja replicado e ajustado em anos seguintes a outros territórios do país, por forma a ganhar sustentabilidade e continuidade, enquanto veículo promotor do Turismo em Portugal.