Macedo de Cavaleiros

Uma visita à terra de grande honra

Para encerrar o seu verão da melhor forma possível, temos para si uma sugestão que alia valores extremamente económicos a uma descoberta rica da cultura portuguesa. Sigamos para Macedo de Cavaleiros.

Onde se situa?
É no centro do Nordeste Transmontano, e mais especificamente, no distrito de Bragança que se encontra o concelho de Macedo de Cavaleiros. Com uma área de 700 km2, o município subdivide-se em trinta freguesias, estando algumas delas agrupadas em união de freguesias, num total de sessenta e sete localidades. O concelho tem a norte a Serra de Nogueira, a sul a Serra de Bornes e a este o Monte de Morais. Macedo de Cavaleiros é por todos assim designado, porque, segundo a lenda, o rei concedeu a honra aos nobres, destemidos e famosos cavaleiros da região (que utilizavam fortes maças de armas nos combates), batizando o lugar com o nome que hoje conhecemos.

Roteiro
Iniciamos então com o foco na natureza e no ambiente, que aqui se destacam amplamente. Classificado pela UNESCO como “Geopark Terras de Cavaleiros”, o território faz parte da Rede Natura 2000 e possui a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, parte da Reserva da Biosfera Fronteiriça da Meseta Ibérica, deste modo classificada pela UNESCO em 2015, a maior reserva da Europa. Aqui não lhe irão faltar pontos de enorme relevância científica, histórica e geológica, já que estão identificados 42 geossítios, que evidenciam uma história com mais de 400 milhões de anos. O Geopark Terras de Cavaleiros coincide com os limites administrativos do concelho, por isso tem muito para explorar! Aconselhamos a que visite, para começar, a página online da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e escolha alguns percursos sinalizados do seu interesse. Na página, cada um dos percursos está devidamente explicado, contendo todas as informações que necessita, como o tipo de rota, o nível de dificuldade, a extensão, a duração, entre outras. Além disso, conta ainda com folhetos e dados para gps. Dessa forma, pode planear e levar o tipo de vestuário e calçado mais adequado, ou até equipamentos (no caso de selecionar uma opção com bicicleta). Já deve ter notado que os caminhos descritos são bastante ricos e diferenciados, e que lhe irão permitir um contacto intenso com o património natural, cultural e histórico, portanto para este primeiro dia dedique o seu tempo a percorrer os seus preferidos!
Não me diga que é da equipa do relaxamento total?! Os trilhos podem não lhe agradar, mas este concelho está sempre a surpreender, e como lhe dissemos anteriormente, aqui a natureza é particularmente especial…

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo alberga duas praias fluviais de renome: a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira. No caso da primeira, a sua extensão é de 480 metros, contemplando areal e uma enorme área relvada. É uma praia que tem sido desde 2004, galardoada consecutivamente com a Bandeira Azul, o que se traduz num caso único entre as praias fluviais europeias. Possui parque infantil e estruturas e equipamentos para variados tipos de entretenimento, como canoagem, futebol de praia, circuito de fitness, ténis, etc. Relativamente à segunda, paramos já para lhe confessar que esta é uma das 7 Maravilhas Praias de Portugal! Conta com areal e uma extensa zona de relvado ao longo de 260 metros. Apresenta parque infantil e equipamentos, como os já referidos. Assim como a Praia da Fraga da Pegada, a Praia da Ribeira tem sido consecutivamente galardoada, desde 2010, com Bandeira Azul. A sua incomparável vista panorâmica sobre a albufeira do Azibo não passa despercebida em inúmeros programas de televisão, e para si não será diferente! Acredite, esta visita vai-lhe proporcionar um dia inesquecível! Em ambas, as águas são límpidas e cristalinas, com uma temperatura excelente que ronda os 24 graus. São praias com acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida e têm estacionamento próximo. A nossa dica sincera, é que se optou por este programa mais descontraído, então divida o seu dia de forma a conseguir desfrutar dos cenários belíssimos de cada uma das praias. Leia o seu livro, faça uma sesta, saboreie as delícias de um piquenique nestes pontos turísticos privilegiados. Caso esteja à procura de outro sítio para fazer o seu piquenique pode ir até à zona do cais/parque de merendas e apreciar durante a sua refeição as vistas sublimes para a ilha do Fidalgo.

Para terminar este primeiro dia, vá até à Capela de Nossa Senhora do Campo. Construída no século XIV/XV, na freguesia de Lamas, a uma altitude de 819 metros, conta-se, segundo a tradição, que foi edificada sobre uma antiga ermida. Mas a surpresa, já parece evidente. Aqui, localiza-se um miradouro que graças à sua altitude lhe fornece um panorama indescritível! Imagine, os tons de laranja do pôr do sol a iluminarem as formas do relevo transmontano…
Para jantar e pernoitar, existem vários locais cómodos em Macedo de Cavaleiros. Na hipótese de preferir juntar as duas coisas, recomendamos por exemplo, o Hotel Muchacho com o Restaurante Olhares. Caso prefira, escolhas separadas, propomos o Restaurante Marisol e a Casa Vale de Azibo.
Se está à procura de uma atualização dos eventos tradicionais programados para este mês e para o próximo, deixamos aqui duas datas: Dia Internacional da Juventude – 12 de agosto (o evento conta com entrada gratuita nas piscinas municipais para jovens até aos 30 anos; Aqua Zumba às 11h00, nas piscinas municipais e uma Color Run às 16h30, com partida no Jardim 1º de maio), e Exposição Balsamão Tocar o Mistério – até 8 de outubro (o evento apresenta, no Museu de Arte Sacra/Casa Falcão, 77 obras pertencentes aos Marianos da Imaculada Conceição de Balsamão e 12 pinturas pertencentes à obra pictórica de António Joaquim Padrão, pintor e gravador lisboeta do século XVIII) com entrada gratuita e com horário de funcionamento de terça-feira a sexta-feira entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 13h30 e as 18h00, e sábados e domingos entre as 10h00 e as 16h00.
Não perca a segunda parte em setembro!


1 Comment

  • Macedo de Cavaleiros - Descendências Magazine
    1 ano ago Reply

    […] de Cavaleiros, uma visita à terra de grande honraPor Fatinha Pinheiro 👇descendencias.pt/macedo-de-cavaleiros/#cadentro #viajar #portugal #macedodecavaleiros #empresa #aild #fiscalidade #fotografia […]

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search