Rede Global da Diáspora

A Rede Global da Diáspora é uma plataforma online (redeglobal.pt) de prospeção permanente nos diversos mercados, em expansão constante, de onde é possível retirar informação relevante ao nível da caracterização da diáspora portuguesa. Tem como base o trabalho em rede com os múltiplos agentes com atividade na Diáspora, públicos e privados. Mais do que a ativação do tradicional “Mercado da Saudade”, muito conectado à memória e aos sabores do país, pretende-se criar um sentimento de união e orgulho nas marcas portuguesas, e de conexão entre os portugueses da diáspora, criando uma rede de embaixadores espalhados pelo mundo. E com estes pressupostos, oferece ainda a possibilidade de acesso a um mundo cosmopolita e cada vez mais global, com as novas gerações altamente qualificadas e mais conscientes da qualidade e diferenciação da oferta nacional, e simultaneamente mais disponíveis para abraçar causas relacionados com o seu país. O projeto, pelos seus objetivos, assume um enorme interesse para o tecido empresarial português no contexto da internacionalização da economia, possibilitando o crescimento do networking global, através de um acesso às comunidades de portugueses internacionais, cuja adesão será facilitada com recurso às atuais redes.

Novidades exploradas na RGD 2.0
A primeira versão da Rede Global tinha o foco nos portugueses espalhados pelo mundo criando um efeito de partilha e promoção da oferta nacional, nesta versão 2.0 pretendeu-se criar um ambiente de negócios que incentive a aproximação dos empresários e investidores portugueses:
Rotas Lusitanas: Promover os estabelecimentos que comercializem produtos nacionais, sejam eles propriedade de portugueses ou não, incentivando outras empresas a comercializarem produtos e/ou marcas portuguesas, para atrair clientes junto das comunidades portuguesas
Portal de Negócios [https://portaldenegocios.redeglobal.pt/]: uma área específica de negócios, criando um ambiente que promova a troca de oportunidades e a partilha de interesses. Trata-se de uma funcionalidade exclusivamente dirigida a Empresas e Investidores, que visa facilitar e acelerar negócios à escala global. É de acesso gratuito, apenas é necessário registarem-se na plataforma https://redeglobal.pt e navegar entre as soluções e as oportunidades. Através da ferramenta o empresário pode encontrar um investidor ou um negócio para investir, assim como, conhecer os incentivos existentes para o investimento ou soluções de financiamento.
Diáspora Business Intelligence [https://bi.redeglobal.pt/] – com esta ferramenta vai ser possível conhecer a diáspora ao pormenor, permitindo às empresas identificar os canais de distribuição mais adequados a cada negócio e/ou setor de atividade, através duma ferramenta de business intelligence.
Estas novas funcionalidades permitem o contacto direto com 10.295 empresas de portugueses, em 156 países, e conhecer as mais de 20.000 empresas portuguesas exportadoras.

Próximos desenvolvimentos

Ferramenta de gestão de talento português no mundo
A OCDE concluiu que ‘Portugal tem uma das maiores taxas de brain drain na Europa: em 2010-2011, a média da taxa de emigração de altamente qualificados nos países europeus membros desta organização era de 5,3%, sendo o valor em Portugal de 12,9%’. Quanto aos motivos apontados para a saída de Portugal para outros países europeus, são apontados a falta de perspetiva de carreira e a falta de futuro em Portugal. Preocupantemente, a maioria não pretende regressar ao país ou está indeciso a fazê-lo o que coloca problemas, designadamente a diminuição da capacidade do país em inovar, aumentar a produtividade e, por essa via, os salários e bem-estar geral. Por outro lado, o investimento realizado na qualificação da população terá cada vez menos retorno, não apenas pela emigração de população formada em Portugal, mas também devido à relativa falta de atratividade de talento estrangeiro devido ao nível salarial nacional.
Acesso a comunidades mais remotas (intercontinentalidade);
Muitos dos nossos emigrantes de sucesso encontram-se na América, Oceânia, Ásia e África. Importa convocá-los para investir no seu país.
Desenvolvimento de app multilingue para dispositivos móveis.
Uma parte substancial dos lusodescendentes já não comunica em português, importa, por isso, colocar a informação sobre a Rede Global da Diáspora num dispositivo móvel, de fácil consulta e com a possibilidade de obter a informação na sua língua de uso corrente.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search