Encontros de Negócio da Diáspora
Os portugueses da diáspora podem constituir um veículo muito eficaz de promoção e divulgação da imagem do país, dos produtos nacionais, da língua e cultura portuguesa, contribuindo também para o setor do turismo, para o equilíbrio financeiro e, acima de tudo, para dar a conhecer um país moderno e plenamente inserido na comunidade internacional.
Noutro sentido, existe uma parte dessa diáspora provida de enormes recursos financeiros, tendo construído impérios empresariais nos países acolhedores, os quais têm vindo a demonstrar, cada vez mais, motivação para apostar o seu capital em investimentos em Portugal, contribuindo para elevar a captação de investimento estrangeiro.
O papel da diáspora na divulgação do país e dos seus recursos pode ser decisivo para a elevação da imagem externa do país, pela atuação da rede de portugueses e luso-descendentes de influência em diversas esferas de atividade e canalisada para o apoio à internacionalização das PME.
Neste aspeto, o contributo pode ser decisivo pelo conhecimento das oportunidades e dos riscos que se apresentam às empresas quando procuram os mercados globais e através da proposta de soluções que contribuam para reduzir as barreiras a uma maior internacionalização da economia portuguesa, assumindo-se como embaixadores do país e da oferta nacional nos mercados externos onde se encontram.
A Fundação AEP tem, por isso, uma convicção muito forte acerca da importância da Diáspora sendo hoje promotora do maior projeto para unir os portugueses em todo o mundo – a Rede Global da Diáspora (www.redeglobal.pt).
Por essa razão, marcamos presença junto das comunidades em sessões presenciais que nos permitem apresentar a dimensão social e colaborativa da Rede Global da Diáspora, mas, também, o seu potencial para a realização de negócios, envolvendo empresas e empresários espalhados pelo mundo.
Os Encontros de Negócios da Diáspora servem para criar momentos de aproximação entre empresários portugueses, residentes em vários países, para identificar e partilhar oportunidades de negócio na diáspora, capazes de fomentar o aumento das exportações, a captação de investimentos e o desenvolvimento de parcerias estratégicas.
Numa altura em que o relacionamento com a Diáspora portuguesa consta da agenda política, com o lançamento de programas de apoio específicos como o Programa Nacional de Apoio ao Investidor da Diáspora (PNAID), a Rede Global da Diáspora visa a concretização de uma intervenção estruturante e pioneira para o País possibilitando o crescimento do networking orientado para a concretização de negócios globais.