Voto eletrónico em países em desenvolvimento

Uma medida política necessária para garantir o direito dos cidadãos

Votar não é um favor concedido pelo Estado. É um direito fundamental dos cidadãos, consagrado constitucionalmente, e um dos pilares essenciais da democracia. Quando esse direito não pode ser exercido por razões administrativas, logísticas ou tecnológicas, o problema deixa de ser individual e passa a ser político.
As eleições em Portugal têm todas regras diferentes. Nas eleições legislativas para a Assembleia da República, os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro votam, por regra, por correspondência, sendo este mecanismo automático para todos os que tenham morada no estrangeiro registada no Cartão de Cidadão: o boletim é enviado por via postal, devendo o eleitor votar e devolvê-lo dentro do prazo legal. Existe, contudo, a possibilidade de voto presencial, a exercer em embaixadas e consulados, desde que o eleitor opte previamente por essa modalidade, opção essa que se mantém válida até ser alterada. Quem não manifeste expressamente essa escolha fica automaticamente abrangido pelo voto postal.
Já nas eleições presidenciais e nas eleições para o Parlamento Europeu, não existe qualquer automatismo: o voto presencial em embaixadas e consulados é a modalidade mais comum. Em contraste, nas eleições autárquicas, a lei é clara e restritiva: não existe voto no estrangeiro, estando o direito de voto limitado aos cidadãos residentes em território nacional, sem qualquer modalidade de participação eleitoral a partir do exterior.

Publicidade


É precisamente isso que sucede com muitos cidadãos portugueses residentes em países como Timor-Leste. Na prática, o voto por correspondência não funciona. Os atrasos sistemáticos dos CTT e das cadeias postais internacionais fazem com que os boletins cheguem fora de prazo ou nem sequer cheguem ao destino. O resultado é simples e grave: cidadãos portugueses ficam impedidos de votar, apesar de estarem legalmente inscritos e de cumprirem todas as suas obrigações cívicas.
Não se trata de um caso isolado, nem de uma exceção pontual. É uma realidade estrutural em países com grandes distâncias geográficas, infraestruturas frágeis e serviços postais pouco fiáveis. Insistir no voto por correspondência nestes contextos é, na prática, aceitar a exclusão política de milhares de cidadãos.
A história de Timor-Leste ajuda a compreender por que razão esta questão não é meramente técnica, mas profundamente política. Em 1975, perante a iminente retirada de Portugal, a proclamação unilateral da independência não foi um gesto precipitado, mas uma resposta à ausência de um processo claro, responsável e protegido de descolonização. O colapso da administração colonial, a guerra civil e o vazio de poder colocaram o território numa situação de extrema vulnerabilidade. A independência foi, então, um ato de afirmação do direito de um povo decidir o seu destino e de preservar uma autoridade legítima num contexto de abandono.
Seguiu-se a invasão indonésia, décadas de sofrimento e destruição, e, mais tarde, um referendo que, embora decisivo, deixou o país novamente devastado. Foi apenas com a entrada das Nações Unidas que se iniciou um verdadeiro processo de reconstrução do Estado, das instituições e dos órgãos de soberania. Em 2002, com a restauração da independência e a aprovação da Constituição da República Democrática de Timor-Leste, o país deu início ao seu percurso democrático.
Passados mais de 20 anos, Timor-Leste continua a enfrentar enormes desafios em áreas essenciais como a saúde, a educação, a justiça e as comunicações. Ainda assim, nunca colocou em causa o valor simbólico e político do voto como expressão da soberania popular.


É, por isso, contraditório que cidadãos portugueses residentes num país que tanto lutou pelo direito de escolher o seu destino continuem hoje privados, na prática, do seu próprio direito de voto, por incapacidade do Estado português em adaptar os seus mecanismos eleitorais à realidade dos países em desenvolvimento.
A solução existe e é politicamente inevitável e já tem sido muito debatida no âmbito do Conselho das Comunidades Portuguesas: o voto eletrónico, pelo menos sob a forma de projetos-piloto em contextos específicos, como Timor-Leste, outros países ou regiões com reconhecidas limitações logísticas. Não se trata de uma inovação arrojada, mas de uma resposta proporcional a um problema concreto. Com as devidas garantias de segurança e de proteção de dados, o voto eletrónico pode e deve ser um instrumento de inclusão democrática.
Negar esta solução é aceitar que o exercício de um direito fundamental dependa da eficiência de serviços postais que o próprio Estado sabe serem inadequados. É, em última instância, uma forma silenciosa de exclusão política.
Garantir o direito de voto dos cidadãos no estrangeiro não é apenas uma questão administrativa. É uma escolha política. E num mundo cada vez mais digital, persistir em soluções que falham sistematicamente equivale a abdicar da responsabilidade democrática que o Estado tem para com os seus cidadãos.
Votar é um direito. E quando o Estado não cria as condições para que esse direito seja exercido, está, objetivamente, a privar os cidadãos da sua voz. O voto eletrónico em países em desenvolvimento não é um luxo tecnológico — é uma medida política necessária para garantir a democracia.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search