Uma associação em ação permanente

Associação Internacional dos Lusodescendentes

Fotografia © DotCom

Começa a ser difícil identificar algum mês que possa merecer maior destaque, pois, cada mês que vai passando tem sido especial para a AILD, e maio não foi exceção. Além do arranque, no dia 6 de maio, do primeiro curso de formação modular – Instituições de Apoio Familiar e à Comunidade, a decorrer em Monção, muito mais aconteceu.

No dia 25 de maio, a AILD foi convidada pela Kuriakos TV, para uma grande entrevista em estúdio, para abordar o tema “Portugal no Mundo”, para análise dos últimos acontecimentos no nosso país.

Gilda Pereira Diretora para os PALOP, foi quem esteve em estúdio em representação da AILD, que durante 50 minutos teve oportunidade de falar da AILD, dos seus propósitos e projetos, das suas iniciativas e da sua ação em Portugal e no mundo, junto das nossas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Esta entrevista, que obriga sempre a uma reflexão mais profunda, permitiu trazer ao de cima o quanto a AILD tem sido capaz de realizar em tão pouco tempo da sua existência, evidenciando um contributo importante a favor dos lusodescendentes, das comunidades portuguesas e de Portugal, pois, temos conseguido criar pontes, estabelecer parcerias, criar dinâmicas, desenvolver projetos comuns, envolvendo diretamente as nossas comunidades.


Gilda Pereira conseguiu ainda deixar bem espelhada a nossa ação junto das empresas, promovendo a sua internacionalização, mas também, criando proximidade com os empresários portugueses de cá e de lá.   O dia 26 de maio, foi também de enorme importância e emoção para a AILD, pois, foi marcado pela abertura oficial da 2ª edição da exposição de pintura denominada “Obras de Capa”, que teve lugar na Sala de Exposições do Camões, I.P., e que estará patente ao público até dia 11 de junho.

Este momento contou com a presença do Embaixador João Ribeiro de Almeida, presidente do Camões, do Embaixador de S. Tomé em Portugal, Dr. António Quintas e do autor e artista destas Obras de Capa, Ismaël Sequeira.

A exposição “Obras de Capa” é uma viagem de 12 meses nas capas da Descendências Magazine que se prolonga com uma exposição itinerante pelas Comunidades Portuguesas.

Além do agradecimento ao Camões, I.P., que mais uma vez se associa, enquanto parceiro, a AILD, deixa também um agradecimento especial à Adega Cooperativa de Sabrosa e ao produtor Costa Boal, que permitiram associar esta ação de promoção da arte plástica à “arte vínica”, por via de um Porto de Honra servido durante o evento, muito apreciado pelos presentes.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search