Boston. O Berço da Liberdade
Do Sonho ao American Dream
Cruzamos o oceano Atlântico rumo a terras de “Tio Sam”, o nosso destino é a cidade encantadora de Boston. A sua localização privilegiada, a norte da cosmopolita Nova York, faz desta metrópole uma das mais importantes dos Estados Unidos da América. A cidade de Boston, capital do estado Massachusetts, conta com cerca de 6 milhões de habitantes.
Conhecer Boston pressupõe uma viagem à sua recente história. Fundada em 1630 por colonos, tornou-se à época o maior centro cultural da América Anglo-saxónica. A fundação de Boston beneficiou em muito da sua enseada/baía natural o que a tornava num porto marítimo de excelência. A disputa pelo controlo da região entre Espanha, Inglaterra e França, desempenhou um papel preponderante na história da cidade, assim como na origem dos Estados Unidos da América. A coroa Inglesa de forma perspicaz assumiu o controlo de Boston em 1684, assumindo o controlo das rotas de Escravos, Melaço, Linho e Chã. Todos estes bens de alto-valor eram bastante apreciados em terras de sua Majestade, exercendo uma pressão sobre os colonos que se viam sujeitos a altos impostos, que serviam para financiar o Império Britânico.
A resistência contra a Coroa Inglesa crescia a cada dia, e em 1768, Jonh Dickinson escrevia a primeira canção patriótica dos Estados Unidos, a Liberty Song.
Na época, os colonos começaram numa primeira fase a boicotar todos os produtos ingleses. Posteriormente, o ano de 1773 fica marcado pela grande insurgência dos colonos de Boston, conhecida como Boston Tea Party. Um grupo de colonos insurgentes e descontentes com a opressão Britânica, invadiram um conjunto de embarcações, e em protesto despejaram a sua carga (essencialmente chá) na Baía. Este movimento repetiu-se um pouco pelas 250 cidades controladas pelos Britânicos, tornando estes colonos de Boston, como os primeiros impulsionadores da Independência Americana. Como resposta à insurgência, o governo inglês puniu severamente os habitantes da cidade, encerrando o porto da cidade e decretando uma espécie de governo militar. Não se deixando abalar por tamanha repressão, as 13 colónias portuárias compreendidas entre Massachusetts e Geórgia, acabariam por declarar a independência, o que se traduziu numa guerra conhecida como Guerra da Independência Americana. Apenas a 3 de setembro de 1783, foi assinado o “Tratado de Paris”, no qual o Reino Unido reconhece a soberania Americana.
Boston é uma cidade portuária encaixada no rio Charles, com um passado virado para o comércio mercantil e para a emigração, no qual incluí-se a comunidade portuguesa. A visita pela cidade tem início no roteiro apelidado de Freedom Trail. Esta rota, percorre os principais pontos turísticos da cidade, com início no parque Boston Common, onde é possível contemplar a imponência do «Massachusets State House». Os jardins de Boston Common servem de ponto partida para quase todas as excursões, entre postos de Informação, guias e autocarros do tipo Audio-Tour.
Massachusetts State House
Edifício construído no ano de 1788, no cume de Beacon Hill. Reconhecida pela sua cúpula dourada, simboliza aquilo que os colonos encontraram ao desembarcar em Plymouth Rock. Atualmente usado como sede do governo do estado de Massachusetts.
Newbury Street
Uma das principais artérias da cidade Boston. Aproveite as ruas para passear e realizar compras. Ao longo da avenida, encontramos as mais luxuosas lojas, sendo de realçar que esta avenida e suas travessas ganham vida durante a noite, com a existência de diversos bares.
Universidade de Harvard
Boston destaca-se como sendo um dos principais polos educacionais dos Estados Unidos da América. Com recurso ao metro, é possível aceder à universidade de Harvard através da sua praça principal. Para o viajante mais distraído falamos de uma das instituições mais antigas e reconhecidas do mundo. Destaco alguns nomes bem conhecidos de todos nós, Bill Gates, Mark Zuckerberg, John Kennedy e Franklin Roosevelt, foram alunos em Harvard e perpetuam a importância da instituição. Disfrute do campus universitário, visite o Old e New Yard, observe a azafama dos estudantes e saboreie uma refeição nas muitas carrinhas de fast-food existentes nas proximidades.
Massachusetts Institute of Technology – MIT
O MIT conta com 160 anos de história, estando localizado nas proximidades de Harvard, em Cambridge Massachusetts. O MIT destaca-se por um processo de admissão rigoroso, selecionando os melhores alunos de todo o mundo. Atualmente, considerada a melhor universidade do mundo, aposta essencialmente na vertente da tecnologia. O campus construído em terrenos inundáveis do rio Charles, destaca-se pelos seus vastos jardins e polos inerentes a diferentes especialidades.
O MIT caracteriza-se por formar equipas que integram os especialistas de maior valor para o programa espacial americano. A visita ao campus pode ser realizada através de guia, essencialmente alunos que procuram algum financiamento para os estudos e realizam visitas com alguma regularidade.
Entre algumas figuras notáveis o MIT formou, Dava Newman ex-administradora da NASA, o diplomata Kofi Annan ou o astronauta da missão Apollo 11, Buzz Aldrin.
Quincy Market, no Faneuil Hall Marketplace
O Quincy Market está inserido num prédio de construção peculiar, datado de 1828 junto ao canal principal do rio Charles. Este mercado alberga um conjunto de pequenos comerciantes e no qual o visitante poderá saborear iguarias locais, destacando-se a lagosta e as patas de caranguejo. Uma visita ao Quincy Market é sem margem de dúvida obrigatória, recomendo uma breve passagem pelos seus corredores apertados e uma decisão rápida pois a azáfama e confusão são constantes.
Fenway Park
Boston, transpira Desporto, falamos de Hockey, Baseball, Basketball e Futebol Americano. A cidade é casa de diversas equipas de primeira linha do desporto mundial. Uma das paragens obrigatórias é o Fenway Park, casa dos titânicos Boston Red Sox. Considerados por muitos como a maior equipa de baseball do mundo, destaca-se das demais com adeptos espalhados por todo mundo. Construído em 1912, é atualmente o parque de baseball mais antigo, e a sua remodelação manteve a fachada rústica em tijolo, o que de certa forma transporta o visitante aos anos 50.
Prepara-se mais do que um jogo de baseball, falo de um espetáculo acompanhado de entretenimento à boa maneira americana. Viva esta experiência, equipe-se a rigor nas lojas e prossiga para a bancada na companhia de uma bebida. Os preços praticados são razoáveis dependendo da zona, do campo, vá com tempo porque os jogos demoram cerca de 4-5 horas.
Prudential Tower
Localizado no centro empresarial da cidade de Boston encontramos a Prudential Tower, de construção moderna destaca-se dos demais edifícios. Uma subida à Prudential Tower permite ao viajante uma visão deslumbrante a 360º sobre a cidade, edifícios, rio e baía.
North End- Italian District
A cidade transpira diversas culturas, destaco Boston como uma cidade onde a emigração é latente. Existem diversas comunidades entre Irlandeses, Italianos e Portugueses. Recomendo uma visita para jantar num dos muitos restaurantes do Italian District, e terminar a noite num dos bares irlandeses, aliás, um deles terá servido como fachada para a série televisiva Cheers.
Museum of Fine Arts – Boston
Nele reside um dos maiores espólios de arte do mundo: o museu de artes de Boston é uma paragem obrigatória para os apaixonados de arte. É possível contemplar peças que datam desde o Antigo Egipto até renomeados artistas contemporâneos. Destaco alguns artistas cujo as obras podem ser apreciadas: Edgar Degas; Pierre-August Renoir; Paul Cézanne; Claude Monet; Van Gogh, Henri Matisse e Andy Warhol.
A visita pelo centro da cidade permite ao visitante conhecer a história da cidade, em cada recanto um edifício, uma igreja, um monumento. Imiscua-se pelas ruas, deixando-se perder de vista, só assim viverá a essência de Boston, uma cidade portuária aprazível e repleta de significado na independência dos Estados Unidos da América.
Boston a origem de uma Nação!