França. A primeira Delegação da AILD

A Associação Internacional dos Lusodescendentes – AILD, no dia 23 de Setembro, abriu a sua primeira delegação em França, cujo critério foi o facto de ser onde se localiza a maior comunidade portuguesa no mundo.

A abertura e tomada de posse desta primeira delegação da AILD em França, teve lugar no Consulado Geral de Portugal em Paris, num espaço simbolicamente bem português, onde o Cônsul Geral de Portugal em Paris, Dr. Carlos Oliveira, nos recebeu muito bem, vincando que “as portas do consulado estarão abertas à AILD para desenvolver as nossas atividades”, tendo ficado muito agradado com os desafios e projetos apresentados.

Aliás, é esta relação de parceria e cooperação institucional que a AILD defende, e que só pode acrescentar e dar frutos, como estamos certos que a delegação da AILD França será um enorme sucesso para a comunidade portuguesa naquele país, mas também, para as demais comunidades portuguesas, enquanto cidadãos do mundo.

Como não podia deixar de ser, a AILD-mãe, sediada em Lisboa, fez-se representar, neste momento especial da abertura da primeira delegação, pelo seu presidente da direção, Philippe Fernandes, que na sua intervenção apresentou as linhas mestras da criação das delegações da AILD, mas sobretudo, manifestou uma enorme confiança na equipa que tomou posse, nomeadamente: Leocádia Dias, Diretora Geral da AILD/França; Nuno Gomes Garcia, Presidente do Conselho Cultural; Ana Rita Furtado, Presidente Conselho Científico; Andrea Dias, Relações Internacionais; Valentim Morgado, Presidente Conselho Ação Social; Sara Novais Nogueira, Diretora Conselho Cultural e Clara Domingues, Diretora Conselho Cultural.

A criação desta delegação e de outras que se vão seguir, tem por objetivo servir de ponte para as diferentes comunidades portuguesas nos vários países, pois, temos portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo, mas sentimos que não existe o espírito de cidadão do Mundo.

Portugal não tem tirado o maior proveito da nossa presença no Mundo, não tem existido uma verdadeira interação entre comunidades, e estas com Portugal. Estas delegações permitirão, precisamente, facilitar esse contacto e mobilidade entre comunidades, tendo previstas mais aberturas noutros países até final de 2021.

Importa referir que chegar até aqui e num espaço de um ano e meio, com uma pandemia pelo caminho, não foi um percurso fácil, mas que valeu a pena, pois, foi possível somar várias vitórias, alcançar vários objetivos, agarrar

grandes desafios e sobretudo, somar cada vez mais colaboradores, parceiros e pessoas que têm ajudado a AILD nesta caminhada e neste percurso que tem sido extraordinário.

Esta nova reorganização da estrutura de funcionamento da AILD irá sem dúvida permitir alcançar de forma mais abrangente e efetiva os objetivos ideológicos da associação,

Abrir esta primeira delegação da AILD França, é para esta estrutura associativa e toda a sua equipa de trabalho, motivo de grande orgulho, materializando aquilo que está previsto nos nossos estatutos e esteve na génese da criação da AILD, ou seja, abrir a associação a todos quantos queiram participar, criando uma grande rede, uma rede viva, de pessoas que queiram participar, partilhar, dinamizar, criar valor, pois, “juntos iremos seguramente mais longe”.

Esta é a prova, provada, que só abrindo a associação ás pessoas, e ao mundo lusófono, é que permitiu que fosse possível criar esta rede, conhecer estas pessoas fantásticas que no dia 23 de Setembro tomaram posse e assumiram os órgãos, as funções e a responsabilidade da Delegação da AILD em França, que estamos certos nos irá trazer muitas alegrias, muitas vitórias e acrescentar às comunidades portuguesas.

Estamos sem dúvida perante um grupo capaz, muito motivado, com provas dadas do seu potencial e que terão a mestria de trazer para esse grupo muita gente que acrescentará e trará novas dinâmicas, pois, será sempre um grupo aberto.

Uma palavra de agradecimento a todos os que têm contribuído para tornar possível este desafio e este projecto, a todos os que tiveram presentes no dia da tomada de posse desta primeira delegação da AILD, a todos quantos nos têm apoiado, ao Senhor Cônsul Geral de Portugal em Paris, não só por nos acolher, mas por acreditar neste projecto e nos abrir as portas, ao Senhor Embaixador de Portugal em França, que não podendo estar presente se fez representar, e naturalmente, uma palavra não só de agradecimento, mas também de agradecimento, de estímulo, de força e de coragem a esta equipa que acaba de tomar posse, desejando os maiores sucessos, e sobretudo, possam acrescentar positivamente ao trabalho que já vai sendo desenvolvido por outras estruturas e entidades, em Paris e em França em geral, na certeza que seremos sempre parceiros, estaremos sempre cá para apoiar, para participar e ajudar.

Esta delegação será a voz da AILD em França, e estaremos sempre ao dispor para aquilo em que possamos colaborar, em projetos que possam ser comuns, e que sejam uma mais-valia para a comunidade, para a nossa língua e cultura portuguesa e para a promoção de Portugal em França e no mundo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search