Magical Garden

Uma viagem iluminada

Venha conhecer um dos mais emblemáticos jardins do Porto, numa incrível experiência sensorial…

Onde se situa?
O Jardim Botânico do Porto localiza-se na antiga Quinta do Campo Alegre e estende-se ao longo de 4 hectares, com jardins formais, jardim de plantas xerófitas, estufa de catos, estufa tropical, estufa de orquídeas e arboreto. Aqui também se encontram a Casa Andresen, na qual se inaugurou em 2017 a Galeria da Biodiversidade –Centro Ciência Viva e a Casa Salabert, que em 2015 foi convertida no e-learning Café Botânico.
Este jardim constitui um espaço único, pela sua riqueza e raridade em termos de biodiversidade assim como pelo seu caráter literário, já que se tratou de um local de referência na vida e na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Ruben A.

Magical Garden
O evento concebido pelo estúdio internacional OCUBO, constitui um trajeto único no qual se encantará com light design na natureza, ambientes sonoros, vídeo mapping, lanternas luminosas e experiências interativas.
O percurso começa com um arco-íris que o convida a uma viagem por diferentes locais do mundo e diferentes períodos históricos.
O primeiro local é a China Misteriosa com inúmeras luzes espalhadas que vão fazer com que se sinta no festival das lanternas. A cor vermelha, aqui predominante, simboliza a prosperidade, a riqueza e a fama.
Continue a caminhar e deparar-se-á com o Dragão de Macau que poderá visualizar através de vídeo mapping, na fachada da Antiga Adega da Quinta do Campo Alegre.
Flores de cerejeira à sua volta (Sakura) e flores de lótus, acompanhadas de Budas gigantes: Fudô Miyo-o, protetor do budismo e destruidor da ilusão e Shaka Nyorai, está no Japão Mítico. Fudô Myo-o surge com uma espada na sua mão direita para cortar os desejos egoístas e as mentes iludidas e ignorantes, uma corda na mão esquerda para controlar a indisciplina da mente e as paixões e emoções profundas levando-as à autocompreensão, ao conhecimento, ao auto-controle e ao caminho certo e chamas ao seu redor que consomem as impurezas e o todo o mal do mundo. Shaka Nyorai aparece com a mão direita levantada para que o encontremos na nossa busca pela salvação e com a mão esquerda repousada no seu colo, com a palma para cima para representar o seu apoio firme e próximo a todos os que o procuram em busca de proteção, evitando que estes se percam em perigos e erros.

Mudança de continente, rumo a África com o Egito Dourado, composto pelas estátuas gigantes de Anúbis (deus dos mortos) e com inúmeras espécies, das quais se destaca a Cerastes cerastes, uma víbora altamente venenosa, e os camelos (estes movem-se por isso vale a pena parar para os observar, é fascinante!). Mantendo-se por estes recantos egípcios, testemunhará mais à frente, a partir de vídeo mapping, no tronco centenário da Árvore da Vida, a teoria concebida pelos mesmos dos quatro elementos: água, fogo, terra e ar.
Atravesse a Selva Perdida, repleta de destroços de civilizações antigas, animais e vegetações tropicais, com cores vibrantes e coloridas para chegar ao inacreditável Parque Jurássico. Aqui vai sentir de imediato a viagem no tempo até este período tão surreal, com inúmeras espécies de dinossauros como o Anquilossauro e o Velociraptor, que tal como os camelos, também se movem, o que torna o momento ainda mai realista.
A magia faz-se sentir, testemunhe agora o belíssimo e enigmático Lago do Leopardo, que parece saído de um conto de fadas.
Já se encantou com o leopardo?! Agora fascine-se com o tigre e o elefante e os templos hindus, porque chegou à Índia Vibrante. O poderoso tigre é o símbolo nacional da Índia, já que é considerado a ligação entre o Homem, a terra e o reino animal, o que ajudou as pessoas a estabelecerem melhores relações com a terra na qual vivem. O elefante é o primeiro dos animados sagrados e simboliza a sabedoria, a longevidade, o poder e a benevolência.
Chegou até aqui a observar, sentir e ouvir ambientes sensoriais…não estará pois na hora de ter alguma participação nesta noite especial?! Com o espaço dos microcatos e dos macrocatos interativos tudo depende de si! Através de sensores de movimento, explore as tonalidades de cores que dão vida aos catos. Para os microcatos tratam-se de movimentos apenas com as mãos, já no caso dos macrocatos pode divertir-se a dançar!


Voltando ao percurso, siga para o Deserto Espinhoso, onde verá tantas e tantas espécies de catos, como a Opuntia engelmannii, especialmente iluminados para o acolherem nesta visita.
Se veio acompanhado pela sua cara metade, no Jardim das Rosas terá o seu espaço romântico para namorar um pouco e descobrir os belos efeitos visuais nos azulejos que ganham vida. No último local do seu percurso, no Jardim das Orquídeas, sentirá uma atmosfera semelhante, por isso renda-se aos encantos florais e amorosos, acompanhados de ilustres pavões.
Ah! Mas entre estes belos jardins, tem um espaço muito especial: Biodiversidade Encantada. Com vídeo mapping, a fachada da casa Andresen projetará uma mensagem importante antes de terminar a sua visita: o ciclo da vida.
Não deixe de visitar o Magical Garden, garantimos-lhe que a experiência será inesquecível! Tem até 30 de dezembro de 2021, não perca a oportunidade!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search