Mensagem do Presidente Philippe Fernandes
Associação Internacional dos Lusodescendentes
Evento Novo Vida Nova
No passado dia 11 de dezembro participei na 13ª Gala anual da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), em Tomar, a convite de um prestigiado lusodescendente, o advogado Pierre Emmanuel de Oliveira, que mantém uma participação cívica muita ativa, e que entre outras atividades, acumula também, o cargo de Presidente delegado da Delegação Nova Aquitaine. A CCIFP está, inclusive, a fazer um esforço notável na abertura de novas delegações e a promover a união das Câmaras de Comércio Portuguesas dos vários países.
Desconhecia que a fadista, Ana Moura, que abrilhantou a noite com um concerto magnífico e que brevemente lançará um novo disco, era lusodescendente.
Gostaria de salientar a coragem do Presidente da CCIFP, Carlos Vinhas Pereira, que manteve a realização da gala, e
que foi sem dúvida um sucesso, apesar do encontro, Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), ter sido adiado. Aconselho a todos, que sempre que possível, marquem presença neste tipo de eventos.
Durante a gala tive a oportunidade de ver e rever velhos conhecidos, e de travar conhecimento com empresários portugueses que desenvolvem a sua atividade em França, com muito mérito, e que partilharam as dificuldades porque tem passado durante este período de efeito COVID. No entanto, fiquei sobretudo impressionado com a resiliência das suas equipas.
A AILD vai continuar o seu esforço na criação de delegações por todo o mundo, para ser mais um elo de ligação entre as várias Comunidade Portuguesas, Câmaras de Comércio e empresários portugueses espalhados por esse mundo fora.