Lanzarote
A ilha de Saramago
Lanzarote conhecida como a Ilha Negra, cor predominante da atividade vulcânica, apresenta-se como o destino para esta viagem. Nesta ilha os viajantes poderão contemplar praias de areias douradas, trilhos que se desenvolvem em paisagens vulcânicas completamente inóspitas.
A história desta ilha reporta ao tempo dos Romanos e Fenícios, na qual existem registos que a ilha seria habitada por tribos beribéris que viviam exclusivamente da pastorícia. Os primeiros registos de um europeu em Lanzarote, remontam ao ano de 1312, nomeadamente a uma expedição liderada famigerado marinheiro genovês Lanceloto Malocello Nos anos de 1730 a 1736 existem registos de erupções vulcânicas que terão conduzido à destruição de diversas vilas, dando origem a uma debandada populacional. Os interesses nas Ilhas Canárias levaram ao Rei Filipe V a proibir o abandono da ilha, com receio que a coroa portuguesa pudesse invadir o território.
A ilha de Lanzarote é à primeira vista um local hostil à presença humana, todavia à medida que o visitante se embrenha na ilha descobrirá um povo alegre, marcado pela saudável convivência com as catástrofes naturais e potenciando o que de melhor o vulcão pode trazer.
Parque Nacional Timanfaya
O Parque Nacional de Timanfaya (Reserva Unesco) situa-se na parte sudoeste da ilha caracterizando-se por uma área de 51km2 repleta de vulcões.
As visitas guiadas incluem 3 tours: Rota de Dromedário (passeio curto de dromedário pela ladeira da Montanha de Timanfaya); Rota Termesana (rota a pé com guia). Por último, e a mais concorrida, a Rota dos Vulcões, é realizada de autocarro, e permite que o visitante veja as paisagens incríveis do Timanfaya após as erupções ocorridas entre os séculos XVIII e XIX, assim como as Montanhas de Fogo, e a Caldera del Corazoncillo.
Aproveite para almoçar no El Diablo, o único restaurante existente no parque, onde a atração é um enorme grelhador sobre as profundezas da terra, cujo calor geotérmico é utilizado para cozinhar os alimentos. Recomendo a visita em autocarro visto que existem roteiros/estradas diferentes para autocarros e viaturas particulares.
Vulcão do Corvo – Volcan El Cuervo
Para os amantes de vulcões, nada melhor do que fazer o trilho do vulcão do Corvo, uma vez que permitir andar pela cratera do vulcão. Este vulcão foi o primeiro a entrar em erupção em 1730, sendo que a volta completa ao vulcão são cerca de 4 km, mas é sempre plano e de fácil deslocação.
Jameos del Água
Uma gruta vulcânica que foi aproveitada para criar um espaço cultural, da autoria do arquiteto local, César Manrique. Dentro existe um lago natural que está em contato com o mar, onde habitam caranguejos muito pequenos e albinos, espécie rara e única no mundo. Para além disso, apresenta uma câmara ampla no interior, transformada em auditório, onde graças à sua particular acústica, pode-se assistir a concertos de música clássica. A 850 metros dos Jameos del Água, encontra-se a Cueva de los Verdes, que representa um dos maiores tubos vulcânicos no mundo, criado pelo vulcão de La Corona, com cerca de 7km (em que apenas 1km é visitável), sendo que no passado foi refúgio dos habitantes de Lanzarote para se protegerem dos piratas no século XVII.
Cidade de Teguise
É a cidade mais antiga das Canárias, localizando-se na parte norte da ilha, e foi a capital de Lanzarote por 450 anos. É privilegiada pela sua posição elevada, e o seu centro histórico com casa brancas e baixas é rodeada de paisagem vulcânica. As principais atrações desta vila são a igreja de Teguise, a casa da fundação de Cesar Manrique, o moinho, o castelo de Santa Bárbara, a escultura do vento de Cesar Manrique, e o mercado.
Jardín de Cactus
O jardim dos cactos é uma das principais atrações turísticas e fica na vila de Guatiza.
Este jardim, foi um dos projectos de Cesar Manrique, tendo sido criado em 1991, e inclui mais de 4500 cactos, não só de Lanzarote, mas também do resto do mundo.
La Geria – Viniculturas
A paisagem árida e inóspita propicia um tipo de construção que visa capturar humidade no ar. O engenho humano deu origem a um conjunto de escavações cónicas que procuram acolher videiras dando a origem a um vinho e paisagem única.
Mirador del Rio
Para quem procura uma bela vista sob a ilha La Graciosa, e a costa norte de Lanzarote, tem o Mirador del Rio, que se situa a cerca de 475m de altura, representando em si uma obra de arte do ponto de vista arquitectónico (também projectado pelo arquitecto Manrique).
Casa José Saramago
Localizada em Tias, a casa de Lanzarote onde viveu e trabalhou José Saramago, foi transformada na Casa-Museu José Saramago. Este é o local onde o prémio nobel da literatura, escreveu obras como “Ensaio sobre a cegueira” e “A viagem do Elefante”. Esta visita, permite-nos conhecer intimamente as divisões da casa, cheias de fotos e objetos pessoais, assim como relaxar sentados na varanda de Saramago a disfrutar a vista maravilhosa.
Los Charcones de Lanzarote
As piscinas naturais de Los Charcones encontram-se a sul de Lanzarote, a cinco minutos de carro de Playa Blanca. A paisagem é fantástica, as cores da água espectaculares, tendo o som do mar de fundo para relaxar.
Museu Atlântico
É o primeiro museu de esculturas subaquáticas do mundo, e esta é sem dúvida, uma experiência única para mergulhadores. Fica situada perto da Marina Rubicon, e as esculturas são obra do artista Jason deCaires Taylor.
Ilha La Graciosa
É um passeio de barco obrigatório (desde Lanzarote do porto de Orzola até à ilha La Graciosa são 30min). Poderá desfrutar das belas praias com areia dourada e águas azul-turquesa, fazer snorkeling ou mergulho. Visite a povoação pitoresca de Caleta del Sebo, com as suas pequenas ruas em areia, e restaurantes tradicionais em frente ao mar.
A maioria dos visitantes procura Lanzarote devido às suas praias, podendo destacar a afamada Playa de Papagayo, localizada a sudeste da ilha, no Parque Natural de Los Ajaches, com água cristalina e areia fina.
A Playa de Famara localiza-se a norte e é popular entre os surfistas, e um dos melhores spots para ver o pôr-do-sol.
A Playa Blanca é uma das estâncias balneares mais famosas que merece uma visita. Lanzarote é sem sombra de dúvida abençoado pela paisagem e as suas águas quentes, todavia não se engane estamos numa ilha em pleno oceano atlântico, na qual os fortes ventos podem demonstrar a sua força. A ilha de Fuerteventura dista apenas umas horas de viagens podendo ser avistada de Lanzarote.
Visite a ilha mais oriental do arquipélago espanhol das Canárias. Lanzarote, terra de vulcões adormecidos, paisagens áridas e artistas que ali encontraram a inspiração.