Aconteceu

Obrigado e boa viagem

As férias de verão são sempre uma alegria imensa, pois, traduzem e significam coisas boas, energias positivas, descanso, família, festas, praia, e tantas outras coisas. Mas também significam algo de extraordinário, a vinda dos emigrantes/lusodescendentes.

A sua vinda traz vida, alegria, animação, reencontros, significando também, dinamização da economia local, dinamização das vilas e aldeias por esse Portugal fora, sobretudo, depois destes dois anos difíceis de pandemia, e nesta fase de recuperação da economia em que nos encontramos.

Durante o período de verão temos o país alegre em festas e romarias, cultivando as nossas crenças e tradições religiosos, a nossa identidade cultural, e os emigrantes e lusodescendentes são também parte importante desses momentos, contribuindo inclusivamente para a manutenção destas mesmas festas e dessa cultura.

Se dúvidas não há do quanto valorizamos as nossas Comunidades Portuguesas lá fora, ainda são mais valorizadas quando cá estão entre nós, quando partilham do nosso país, quando o tornam com mais vida, mais forte, mais dinâmico e mais preenchido.

Este período tem permitido à AILD manter um contacto próximo com os emigrantes/lusodescendentes, cujo contacto durante o resto do ano é á distância, procurando ter momentos de convívio, mas também, de discussão sobre temas importantes, programação de iniciativas e projetos comuns, definição de estratégias e planeamento de ações das delegações da AILD.

Estes contactos, ao longo dos meses de julho e agosto, têm sido muito frutíferos, tendo inclusivamente resultado na adesão de novos sócios e novos membros da AILD, tornando a nossa rede cada vez mais forte e cada vez mais humanizada e viva.

Valorizando a vinda e a presença dos emigrantes/lusodescendentes em Portugal, a AILD no passado dia 27 de agosto, deslocou-se à Fronteira de Vilar Formoso, concelho de Almeida, para simbolicamente desejar boa viagem de regresso aos países de acolhimento. Mas também, dizer-lhes OBRIGADO, pelo importante contributo que deixaram ao país e que continuaremos sempre a recebê-los de braços abertos.

Para esta iniciativa contamos com vários apoios, que permitiram tornar este momento mais intenso, nomeadamente, através da oferta de produtos de marca portuguesa, e ainda, lançar aos jovens o desafio de um concurso literário para a redação de um texto sobre a temática das férias em Portugal.

1 Comentário

  • Earl Barthelot
    2 semanas ago Publicar uma Resposta

    A very good article. Thank you for sharing. Good luck. God bless you.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search