Ano Letivo de 2023/24

Novidades no acesso ao ensino superior para o contingente prioritário para emigrantes

Mais oportunidades para os emigrantes portugueses.
Contrariamente ao que vinha a acontecer, foi alargado o contingente prioritário para candidatos emigrantes, familiares que com eles residam e lusodescendentes para a 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, de modo a ampliar as suas possibilidades de ingresso e melhor se compatibilizar com os prazos de conclusão dos anos letivos nos países de emigração.
Deste modo, estes candidatos mantêm a possibilidade de acesso na 1.ª fase (até 7% das vagas iniciais fixadas na 1ª fase em cada par instituição/ciclo de estudos) e 3,5% na 2.ª fase. Corresponde a cerca de 3800 vagas prioritárias.
Aguardamos conhecer os dados dos alunos matriculados este ano letivo 2023/24 por conta deste contingente prioritário para candidatos emigrantes, familiares que com eles residam e lusodescendentes, por forma a perceber o alcance desta medida de descriminação positiva, com vista ao seu impacto em Portugal a diferentes níveis, nomeadamente, também, a potenciar o aumento das remessas e o investimento em Portugal.
Esta medida de alargamento à 2ª fase pareceu-nos assim muito positiva, ajustando-se às necessidades sentidas pelos candidatos deste contingente, e que a AILD foi percebendo essa necessidade dos contactos que ia estabelecendo com estes alunos, pois, temos vindo não só a divulgar junto dos lusodescendentes este importante contingente especial de acesso ao ensino superior, como também mantido contacto junto dos inúmeros emigrantes/lusodescendentes que nos procuram, questionam, pedem ajuda e esclarecimentos sobre esta matéria.

Mas este contingente especial permite não só trazer alunos portugueses residentes em vários países do mundo para estudarem em Portugal, como também permite alcançar um conjunto de outros objetivos com impacto a médio/longo prazo. Decidir vir estudar para Portugal, significa assim a construção do seu futuro pessoal destes jovens estudantes emigrantes/lusodescendentes e ao mesmo tempo um valioso contributo para o futuro de Portugal.
No momento de decidir dar este passo, a AILD em 2021 enumerou 10 motivos e vantagens em tomar a decisão acertada de vir estudar para Portugal, que poderá consultar no site da AILD através do link: https://aild.pt/ensino-superior/ , motivos e vantagens que se prolongam para além do curso superior. Para a obtenção da informação oficial para iniciar todo o processo de acesso ao ensino superior deverá sempre contactar a Direção-Geral do Ensino Superior.
Num mundo cada vez mais global e globalizado, Portugal vive hoje uma nova realidade, onde as universidades portuguesas recebem não apenas alunos portugueses emigrantes, mas também alunos estrangeiros de diversas nacionalidades, reforçando assim o reconhecimento ser um país atrativo.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search