Editorial agosto 2021
Caros Leitores
A Descendências é uma revista da Lusofonia, da língua Portuguesa e da Cultura. Por isso mesmo trata-se de um espaço que tem a missão de enaltecer o melhor que há de Portugal, cá dentro e além-fronteiras. Aqui procuramos recordar o que faz de nós um dos melhores países do mundo, e trazer à luz o que ainda continuamos a acrescentar para a cultura, inovação e desenvolvimento.
Na Descendências, promovemos artistas e empreendedores, líderes de opinião e profissionais em ascensão, o português de origem e aquele que faz da língua e da herança uma fonte de reconhecimento internacional.
Por isso, quando olho para os dados estatísticos relativos ao fluxo migratório para Portugal, cada vez mais me convenço das palavras de Tomás Ribeiro quando se referia ao nosso país. “Jardim da Europa à beira-mar plantado”. Os media nacionais muito se referiram aos níveis de desconfiança por parte dos turistas estrangeiros em viajarem para Portugal, tendo-se mantido sempre em alerta quando algo de menos positivo ocorria na odisseia da pandemia.
Graças aos esforços de todos os cidadãos e dos notórios avanços na vacinação, vimos um verão com algum turismo de fora e para fora, como também vimos as diferentes entidades públicas retomar maior atividade nos processos que durante muito tempo estiveram parados ou a “funcionar a conta-gotas”.
Com a promessa de estarmos cada vez mais próximos de uma imunidade de grupo, com o gradual regresso a um novo normal e com as liberdades a serem progressivamente repostas, encontramos de novo a esperança de termos o nosso mundo de volta. Pode ser um mundo diferente de como nos lembramos dele, mas parece também um mundo mais empático e determinado em trabalhar em conjunto para o bem de todos.
O Verão está a meio e ainda há muito para aproveitar conhecer! O charme mediterrânico de Portugal é ainda mais evidente nas praias douradas do Algarve, na natureza selvagem dos Açores, nos vinhedos do Vale do Douro e nas ruas com contos de Lisboa, onde a cultura do Velho Mundo convive com bares e restaurantes cosmopolitas. Desfrute deste país onde cada vez mais idiomas e pronúncias estrangeiras se fazem ouvir onde quer vá, onde pode encontrar o troço de casa em qualquer recanto e onde novas paixões podem ser descobertas a qualquer momento.
E claro, não podemos deixar de recordar a celebração dos 40 anos do Fantasporto. Considerado o maior festival de cinema de Portugal traz consigo uma bagagem de numerosas recordações e momentos inesquecíveis para milhares de espectadores. Com origem na revista Cinema Novo, o Fantasporto tem sido uma referência nos festivais de cinema celebrados a nível nacional e internacional desde o seu lançamento em Janeiro de 1981.
Para marcar este aniversário tão significativo a grande entrevista desta edição da Descendências é com o Mário e a Beatriz, fundadores do Fantasporto.