Editorial março

Caros Leitores

Nos primeiros 9 meses de 2022, Moçambique registou 9,4 milhões de casos de malária.
As alterações climáticas tem em muito contribuído para o agravamento das condições ambientais proporcionando campo fértil para a multiplicação dos mosquitos – os Pernilongos.
João Timane e Marcelo Panguana falam-nos pelas suas artes, do sofrimento do povo moçambicano e deixam-nos mais um alerta, apelando ao reforço do apoio internacional para que este traga a “poção mágica” de forma a combater a este flagelo.
Que magnífica Obra de Capa, confesso.
José Governo descreve algumas das inúmeras ações desenvolvidas pela AILD com o objetivo de promover a língua e a cultura portuguesa. Conhece o Zé Pereira de Vildemoinhos? A empresa associada do mês de março é a “My Euro Business”, apresentada pela sua fundadora Cristinna Araujo. O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Paulo Cafôfo, está na grande entrevista de março, que em jeito de balanço nos dá a conhecer o trabalho realizado desde que tomou posse no XXIII Governo Constitucional. O Conselho das Comunidades Portuguesas continua a não ver as suas principais reivindicações satisfeitas e Flávio Martins disso mesmo nos vem dar conta. Iniciamos os depoimentos do projeto “História Social de Angola” com Victor Amorim Guerra, nascido em Benguela, escritor, dramaturgo e cronista. Não perca!

Eugénio de Paula Tavares é referido como um dos mais importantes marcos da cultura cabo-verdiana, é o poeta desta edição da Descendências. Na rubrica Artes & Artistas Lusos, Terry Costa apresenta-nos a premiada realizadora de animação portuguesa Regina Pessoa. Imperdível! O Observatório da Emigração faz-nos um retrato da demografia da emigração
Portuguesa. Descubra um olhar muito particular sobre as “depressões”, pela escrita sempre prazerosa de Gabriela Ruivo. Conheça Patrícia Cunha a mulher empresária do “Umbrella Sky”.
Vítor Afonso sempre nos habituou mal, porque os seus artigos para além de didáticos, tem a particularidade de nos prender na sua leitura do princípio ao fim e este mês não é exceção. Se lhe despertei a atenção leia e comente. A médica pedopsiquiatra Andreia Araújo a propósito da irrequietude/hiperatividade, alerta para a importância do valor dos sintomas. É com muito orgulho que a Descendências Magazine apresenta Artur Pastor, uma referência no mundo da fotografia. Terminamos a nossa visita à Pérola do Atlântico e em vésperas do Grande Prémio de Formula 1, o João Costa leva-nos para Abu Dhabi. Mas afinal os Portugueses tem sotaque? Como sempre Marco Neves explica-nos. E por falar em explicar, sabe o que é a tokenização de ativos? O Presidente da Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoedas esclarece. Fechamos esta edição com inúmeras informações fiscais para quem regressa a Portugal. Estamos certos de que tem um mês pela frente com boas leituras para desfrutar.
Até ao dia 1 de abril, sem enganos 🙂

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search