Editorial agosto
Caros Leitores
Numa altura em que o tema do dia é a Jornada Mundial da Juventude, João Timane presenteia-nos com “um abraço”. Nem de propósito. Uma magnífica obra a contemplar. E quanto vale um abraço? Tudo! Como nos encanta Marcelo Panguana.
E num mês de reencontros e afetos, a AILD vai promover uma vez mais a despedida e agradecimento a todos aqueles que nos visitam, numa profunda ligação desta associação às Comunidades Portuguesas. Neste evento de despedida junta-se um evento de chegada: o primeiro encontro da jovem AILD e dos seus associados, simpatizantes e amigos. Dia 19 de agosto.
Marque na sua agenda!
Quando nos preparamos para recarregar baterias, nada como seguir os conselhos da Terrius e garantir que fica com as suas energias renovadas. E numa altura em que muitos visitam as suas famílias ausentes que estavam de Portugal, José Albano Marques convida-os a “Regressar”, um programa estratégico de apoio ao regresso dos emigrantes portugueses ao nosso país. Não perca a grande entrevista deste mês! Mas como nem tudo é perfeito o Conselho das Comunidades Portuguesas lamenta pela “oportunidade perdida” do atual Governo. Descubra o depoimento de Adelino Fernandes, um dos promotores do sector da moda e concursos de beleza dos anos 70. E em Angola continuamos, com um dos meus poetas de coração: João Melo.
Viajamos para os açores para conhecer Martim Cymbron, um artista plástico com várias obras representadas em coleções privadas e em espaços públicos. O Observatório da Emigração explica-nos a relação das crises e das migrações, mas, nem sempre o que parece é. Gabriela Ruivo leva-nos numa viagem pela linha do tempo e das memórias. Isabel Flores Manique é a fundadora da Revista “Mulher Africana”, lançada no dia 16 de março de 2011, uma mulher que ilumina com a sua sabedoria, espalha amor e alegria. A não perder! Conheça os contemplados do prémio Gulbenkian para a Humanidade e descubra a medicina cujos primeiros relatos datam de há 5000 anos. Suba ou desça as escadas de Milton Montenegro e encante-se com a arte única deste fotógrafo. Aproveite estas férias e descubra um território deslumbrante que faz parte da Rede Natura 2000. Já a Ilha da Queimada Grande aconselhamos uma visita virtual ou bem afastada tendo em conta os habitantes locais. Conhece algum exemplo do pretérito “imperfeito de cortesia”? Garanto-lhe que conhece. As “Meme Coins”, dizem-lhe alguma coisa? E sabia que um contabilista também pode ser um “coacher”, um confidente e até um psicólogo? Artigos de eleição a descobrir nesta nova edição da Descendências. Boas férias, com boas leituras!