Editorial julho
Caros Leitores
Contemple as duas obras deste mês, pela arte da pintura e da escrita de dois talentosos artistas moçambicanos. A não perder! A AILD continua o seu percurso de agregar para ir mais longe e anuncia o 1º Encontro Mundial dos Lusodescendentes, um grande evento co-organizado com a Fundação AEP. Parabéns a ambas as entidades pela iniciativa. Do outro lado do mundo nasceu a nova delegação da AILD em Hong Kong, a prova de que a rede da Associação Internacional dos Lusodescendentes continua dinâmica e a crescer. Mergulhe no Aconchego de uma instituição de referência no acolhimento das pessoas idosas, e faça uma viagem pelo Conselho da Diáspora Portuguesa numa grande entrevista exclusiva ao seu presidente, António Calçada de Sá. O CCP fez uma recomendação ao nosso Governo sobre a necessidade de ser feito um trabalho de digitalização da imprensa da nossa diáspora, sob pena de se perderem histórias de várias gerações. E por falar em gerações lembramos os “órfãos do 27 de Maio” pelo depoimento de Patrícia Garrocho. Ilustramos o nosso momento de poesia com José Craveirinha, o poeta maior de Moçambique – Grito Negro.
Apaixone-se pelo talento da Maria Simões e o seu coração de ouro e entenda a diferença entre emigrante e estrangeiro. Delicie-se com a crónica da escritora Gabriela Ruivo, uma estrangeira obstinada e inspire-se na história de vida de Elisangela Souza. Descobrimos o caminho para a sustentabilidade com os seus desafios mas também oportunidades.
E a coragem para abrir “aquela porta”?
Descubra a arte de Gabi Pontes uma açoriana que nos deixa a todos nós deslumbrados. Seguimos para Ponte de Lima em descoberta do Festival Internacional de Jardins e sobrevoamos a terra do meu coração: ANGOLA. Deixamos o cheiro da terra para entrarmos no mundo digital das armadilhas dos e-mails e das NFTs (Non-Fungible Tokens) e somos convidados a uma adorável e imperdível leitura dos desiludidos fiscais. Confesso que todos os meses procuramos fazer sempre mais e melhor, mas esta edição acreditamos vai deixar os nossos leitores agarrados ao longo do mês inteiro, pelo menos foi para isso que toda a equipa trabalhou. Vemo-nos em agosto!