Editorial junho

Caros Leitores

“De que fios são tecidos um corpo e uma alma?”, escreve Sofia Cecílio a respeito da inquieta obra “Silence… Respire” de Sónia Aniceto, que nos faz refletir sobre quem somos.
Nem de propósito. As Obras de Capa estão em destaque este mês, com uma nova viagem até aos Açores. Desta feita o artista plástico Carlos Farinha chega ao Pico, pela iniciativa e criatividade insuperáveis de Terry Costa e o seu “Azores Fringe Festival”.
Obrigada Terry!
Philippe Fernandes, Presidente da AILD, realça a importância do 10 de junho, sobretudo para as Comunidades Portuguesas (não se deve chamar a estes portugueses – que são tanto portugueses como os que vivem em Portugal – de povo expulso e exilado, vulgo diáspora), e do facto de a delegação do Reino Unido participar nas cerimónias oficiais desse dia. Fique a conhecer quem é a responsável pela área jurídica da AILD, a simpática advogada Cláudia Branco. Aline Gallasch-Hall de Beuvink, professora universitária, ex-deputada municipal em Lisboa, figura querida da comunidade ucraniana em Portugal, vem falar-nos da guerra, mas não só. Não perca a leitura. No espaço dedicado às migrações, falamos da importância de quem nos ajuda e bem nos recebe quando a decisão de emigrar já foi tomada e chegamos com as nossas malas a outro país. Fernando Topa, Conselheiro das Comunidades Portuguesas explica-nos o que são as chamadas Comissões Temáticas e os principais temas debatidos nos passados dias 2 e 3 de maio em Lisboa, no Palácio das Necessidades.

Na senda da divulgação dos Órgaõs de Comunicação Social de língua portuguesa fomos até à América do Sul, e trouxemos o jornal Correio da Venezuela. Tiago Fernandes é o um talentoso ator, nascido em França, que celebra este ano 20 anos de carreira e está em destaque na revista deste mês. No caminho da defesa do ambiente, Vítor Afonso descreve-nos como tão bem ele sabe fazer, a região do Barroso, o seu valor histórico, cultural e patrimonial, e da necessidade de os preservar e potenciar. Cesário Verde é o poeta de junho que nos brinda com um amor feliz. A importância da saúde mental para a pessoa com diabetes é um excelente artigo de Ana Lúcia Covinhas – Coordenadora do Departamento de Psicologia da apdp-diabetes portugal – que não pode deixar de ler. A lente deste mês foi entregue a Paulo Calafate que segundo a autora do texto, Leocádia Dias,“Faz-nos viajar aquém e além-fronteiras”. Cá dentro vamos até às praias de Matosinhos, mas não só. Descubra que outros caminhos percorremos. Lá fora terminamos a viagem a Berlim, “a cidade que procura virar a página”. Quantas vezes criticou as legendas na televisão ou cinema? Eu pessoalmente inúmeras vezes, mas confesso que fiquei muito surpreendida depois de ler este artigo, e penso que daqui para a frente, vou pensar duas vezes antes de criticar. Rogério Ferreira explica como se processam as aquisições imobiliárias através de Criptomoedas, já Philippe Fernandes aborda a importância da Blockchain. A todos os portugueses e lusodescendentes desejo um excelente 10 de Junho e boas férias se for caso disso. Voltamo-nos a encontrar em Julho. Até lá.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search