Efteling
Parque Temático
Se vai viajar para a Holanda e tem crianças ou jovens não deixe de visitar o Parque Temático Efteling
Como chegar
De qualquer local da Holanda, pode passear até ao parque encantado de automóvel ou de autocarro.
Desde Amesterdão, pode comprar os bilhetes de comboio e demora a chegar cerca de uma hora e 50 m. Também pode viajar de carro ao encontro deste local encantado no Sul da Holanda.
Quem viaja de avião até Amesterdão e em uma companhia aérea holandesa começa desde logo a entender a importância que a infância representa para este povo e para este país que está a fechar as prisões por falta de criminosos. No país em que famílias inteiras e numerosas se apinham nas bicicletas, as crianças são sempre as primeiras a serem ouvidas e atendidas. Nos aviões e nos restaurantes estendem-lhes, antes de se atenderem os adultos, livros e lápis de cor; são as primeiras a serem ouvidas e servidas nas suas escolhas.
Pode comprar os bilhetes de comboio e simultaneamente, o ingresso para a entrada no Parque e demora a chegar cerca de uma hora e 50 m ao sul da Holanda. Também pode viajar de carro ao encontro deste local encantado. Se chegar de carro tem a sua espera um enorme parque de estacionamento, mesmo em frente ao Parque e adquirir o seu bilhete na bilheteira.
Assim que chega fica de imediato encantado com a enorme receção feita de telhado em colmo, onde se penduram na sua estrutura imensos corvos que antecipam com os seus gritos o universo fantasmagórico que encontrara no seu interior.
Este parque tem uma atmosfera e uma vibração distinta da comercial Disney, também pela envolvente natural. Situa-se em Kaatsheuvel e nasceu em 1952. É considerado um dos melhores parques da Europa e o melhor da Holanda. O Efteling abriu as suas portas com a Floresta dos Contos de Fadas, com muito menos personagens que a Disney e muita mais dose de realidade, onde encontramos uma árvore que fala, tem olhos que se mexem, nariz e boca que conta histórias. Pena ser apenas em holandês, que poucos entendem. No meio da floresta encontra contos de fadas; A casa de doces do conto João e Maria, a casa da avó de Capuchinho Vermelho com o Lobo Mau à Porta; a casa dos três porquinhos em que o lobo também é protagonista, mais uma vez à porta, deixando à imaginação a sua investida em entrar e o nosso desejo que não consiga. Tudo em tamanho real. O Efteling é composto na área central e 4 reinos:
A floresta encantada, (descrita em cima)
O Reino da Aventura (montanhas russas)
O Reino Alternativo (castelos assombrados e cidades proibidas, onde pode assistir a bailados de bonecas em lagos de nenúfares, confrontar-se com a bruxa má que ganha vida no espelho do conto A Branca de Neve, e finalmente
O Reino da Viagem (onde, a título de exemplos, existe uma plataforma inspirada em um templo tailandês que sobe 45m e que, girando, oferece uma visão panorâmica e uma espécie de barcos giratórios que navegam na corrente de um rio, que nos molha. Leve uma mochila com roupa alternativa. Pode fazer a visita em dois dias e pernoitar num dos hotéis da proximidade ou mesmo no hotel
Pode também disfrutar de vários restaurantes e quiosques e locais para descanso. No fim do dia, não deixe de assistir ao espetáculo de água e som!
A tomar em consideração
Deve ter atenção à mudança de horários e consultar sempre o site do parque antes de planear o dia. Os horários e os preços (cerca de 40 euros por pessoa) podem variar, não apenas em função da estação do ano. Leve sempre algum dinheiro consigo. As máquinas de multibanco nem sempre aceitam pagamentos ou transferências com alguns cartões, especialmente os visa. Contudo, a operação de levantar é sempre possível, na Holanda.
Levar dinheiro e dois cartões diferentes é sempre aconselhável a quem viaja para a Holanda. Até porque existem alguns entretenimentos que requerem moedas ( euros), dentro do parque. Quase todo o espaço é ao ar livre e como estamos na Holanda é sempre bom levar um agasalho e um chapéu/ boné ou gorro. Se resolver ir no Natal ou na Páscoa por cima da roupa pode levar um impermeável. O sol depressa se esconde e lá vem um chuveiro. A aventura pode começar pelas 10 h e acabar pelas 18 h. O calçado e a roupa devem ser o mais confortáveis possível, tanto mais que a visita é longa. Pode comprar o bilhete online. Se não souber falar holandês, não se preocupe. Todos os holandeses que contactam com o público em geral e com os turistas em particular falam bem inglês, são afáveis e atenciosos.
Então, não se esqueça: se visitar a Holanda, é obrigatório passar um dia inteiro de diversão no Efettling, preferencialmente na companhia das crianças.