Ei! Assessoria Migratória

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Pode-nos contar um pouco sobre o seu percurso profissional antes de se tornar CEO da da Ei! Assessoria Migratória?

Sou licenciada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa e pós-graduada em Gestão de PMEs pela Universidade Nova de Lisboa. Antes de fundar a Ei, tive um percurso profissional como advogada em Lisboa e mais tarde, em Angola, onde permaneci sete anos e exercei cargos de consultora empresarial, fiscal e de gestão nomeadamente indústria petrolífera.

Quais foram os principais desafios na criação e consolidação da Ei! Assessoria Migratória?

A Ei!-Assessoria Migratória nasceu em setembro de 2014, quando eu tinha 33 anos, com o objetivo de prestar serviços a todos aqueles que procuravam começar uma vida nova no estrangeiro e a todos os que procuravam Portugal para aqui fixar a sua residência, daí o nome Ei! (Emigrante — Imigrante).  Foi criada exclusivamente com capitais próprios, ou seja, com as poupanças fruto do meu trabalho em Angola. Devo dizer que não foi fácil chegar ao modelo de negócio da Ei! não foi uma ideia que surgiu de um dia para o outro, mas que demorou cerca de 1 ano a ser lapidada. Não fiz estudos de mercado nem tive a ajuda de profissionais, aqui fui completamente intuitiva e, olhando para atrás, penso que um pouco inconsequente e as coisas poderiam ter corrido mal, mas felizmente não correram. Na altura houve um grande Buzz na comunicação social em Portugal, pois tratava-se do primeiro negócio totalmente focado na mobilidade geográfica e movimentos migratórios. Sim, a Ei! foi a primeira Agência Migratória fundada em Portugal . Ao fim de 11 anos os principais desafios continuam a ser os mesmos: o nosso trabalho depender das entidades públicas, o que, por vezes, pode ter um impacto negativo na entrega do nosso serviço final.

O que diferencia a Ei! Assessoria Migratória no mercado e quais são os principais serviços que oferece?

Aquilo que distingue a Ei! da concorrência é justamente a abordagem integrada, personalizada e altamente especializada no processo migratório e de relocation, oferecendo um serviço bem mais completo que tão somente o básico, ou seja, tratamento administrativo da burocracia. Os principais fatores que nos destacam no mercado são:

Abordagem Personalizada e Humanizada

Cada cliente, seja uma empresa ou um profissional, tem necessidades únicas. Ao contrário de soluções padronizadas, oferecemos um acompanhamento individualizado, desenhando soluções à medida para cada caso específico. A nossa equipa faz questão de entender as particularidades de cada situação, desde as expectativas pessoais até os detalhes culturais que podem influenciar a adaptação e, consequentemente, a retenção do talento.

Experiência e Expertise Multidisciplinar

Contamos com uma equipa multidisciplinar, composta por especialistas em várias áreas que trabalham de forma integrada. Isso permite-nos lidar com todos os aspetos de um processo migratório, oferecendo uma solução 360º que cobre desde a burocracia até a adaptação cultural, o que muitas vezes não é valorizado de forma tão abrangente pela concorrência.

Suporte Integral, do Início ao Fim

O nosso serviço não se limita à obtenção de vistos, acompanhamos todos os passos do processo migratório, desde o momento em que o profissional considera mudar-se para Portugal até à sua completa integração no país, e continuamos a oferecer suporte mesmo após a mudança. Isso inclui ajuda com renovação de documentos, acompanhamento de familiares e assistência contínua em questões migratórias e fiscais.

Parcerias Estratégicas

Mantemos fortes parcerias com instituições locais, incubadoras de empresas, instituições financeiras e/ou de financiamento, serviços públicos e associações empresariais, o que nos permite agilizar processos e oferecer vantagens exclusivas para os nossos clientes. Essas conexões ajudam-nos a abrir portas, especialmente em setores como o da IT, onde a rapidez e eficiência no recrutamento de talentos internacionais são cruciais.

Foco no Bem-Estar e na Integração Cultural

Ajudar os profissionais que escolhem Portugal para viver e trabalhar é uma prioridade para nós. Queremos verdadeiramente que o talento internacional se sinta em casa em Portugal. Para além dos aspetos burocráticos e logísticos, damos uma atenção especial à integração cultural e ao bem-estar dos profissionais e suas famílias. Auxiliamos com sessões de acolhimento, orientação sobre hábitos locais, cursos de português, apoio psicológico e outros serviços que garantem uma transição suave e positiva, o que faz toda a diferença no sucesso de uma realocação, bem como na retenção dos quadros.

Conhecimento Profundo da Legislação e Programas Locais

Temos muita experiência em programas específicos, como o Tech Visa e o StartUp Visa, e via verde.

Gilda Pereira, Diretora Executiva da Ei! Assessoria Migratória

De que forma a empresa aposta na inovação para se manter competitiva?

Foco em Inovação e Tecnologia

Utilizamos as mais recentes ferramentas tecnológicas para simplificar e acelerar o processo migratório. Desde plataformas digitais que permitem acompanhar em tempo real o status de cada etapa do processo, até soluções de integração que facilitam a comunicação entre os talentos internacionais e as empresas contratantes. Esse foco em tecnologia aumenta a eficiência e proporciona maior transparência e controle para os clientes.

A Ei! desenvolveu um software à medida: MIGRATION TRACK, que nos permite uma maior eficácia e rapidez na comunicação entre os diversos departamentos da equipa e os nossos clientes.

Como define a cultura organizacional da Ei! Assessoria Migratória?

A nossa cultura empresarial assenta na autonomia e a responsabilização dos colaboradores e numa escuta ativa que faz com que eles se sintam parte da empresa. As tendências da cultura organizacional foram muito impactadas pela recente situação pandémica, pelo que a transparência deverá ser sempre um fio condutor de toda relação : Chefia-colaborador. A compatibilização da vida profissional com a vida familiar é altamente valorizada, sendo a flexibilidade um dos aspetos mais destacados na Ei! adotando um modelo de trabalho híbrido. A criação de ambientes de trabalho estáveis e saudáveis onde reina a satisfação e boa disposição, aumentam o sentimento de identificação e pertença, reforçando o engagement dos colaboradores. Reuniões descontraídas e meet-ups fora do local de trabalho ajudam a alinhar os colaboradores com o propósito e a visão da empresa, para além de estreitarem laços entre colegas e chefias.

Que estratégias tem adotado para o crescimento e internacionalização da empresa?

Creio que o ano de 2025 está representar diversos desafios para a Ei!, mas, ao mesmo tempo um conjunto de oportunidades. Em relação aos planos de expansão gostaríamos de voltar a ter um escritório no Algarve, provavelmente em Faro, onde já tivemos antes da pandemia, mas depois ficámos sem recursos humanos disponíveis. É uma área geográfica com muita procura para a fixação de estrangeiros e faz todo o sentido ter uma presença física lá. A nível internacional, iniciámos uma política de parcerias e temos neste momento já temos um escritório de representação no Canada, em Toronto, sendo o nosso próximo target os Estados Unidos da América. Até hoje sempre angariámos clientes sem a necessidade de ter presença física fora de Portugal, mas neste momento, devido ao volume, essencialmente nos EUA, Canadá e UK, penso que começa a fazer sentido existir uma presença física para um acompanhamento mais próximo ao cliente, sobretudo no início dos processos.

Como imagina a Ei! nos próximos cinco a dez anos?

Gostaria que a Ei! continuasse a crescer de uma forma sustentável e sempre a poder agregar um maior leque de serviços aos nossos. Mas, infelizmente, a nossa atividade empresarial é muito dependente das alterações legislativas e das políticas migratórias. Por isso, vamos trilhando o nosso caminho um dia de cada vez tendo sempre em vista alcançar o nosso crescimento, nomeadamente o geográfico.

Como sente a portugalidade? É um tema presente na sua empresa?

Sim, muito! Todos os nossos clientes escolhem Portugal para viver porque veem na nossa cultura e na nossa forma de estar no mundo algo que os fascina: da comida à cultura, passando pela natureza e arquitetura. Além disso a Ei! também ajuda os emigrantes portugueses que pretendem voltar a Portugal e a isso chama-se saudade. É a saudade de Portugal que os move a regressar.

Como vê o projeto da AILD e quais as vossas expectativas?

A AILD pode ser uma forte aliada da Ei! na medida em que, poderá ajudar lusodescendentes a regressar a Portugal, a obter a nacionalidade (caso não a tenham) e a tratar de uma séria de burocracias. A Ei! tem também um departamento dedicado ao investimento estrangeiro que poderá auxiliar quem pretende investir em Portugal nas suas mais diversas formas.

Que palavra deixaria sobre a AILD relativamente a esta plataforma global?

É uma excelente iniciativa. Uma plataforma que tem por objetivo reunir o maior número de lusodescentes, que vivem nas mais diversas partes do globo, e poder levar até eles um pouco da nossa Portugalidade nas suas diversas versões: Arte, cultura, investigação, investimento, etc. Boa sorte para a vossa missão que faz todo o sentido e deve ser apoiada por marcas portuguesas, principalmente as mais conhecidas lá fora!

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