O Conceito Gourmet
O termo gourmet virou moda e como já deve ter reparado agora tudo é gourmet. Mas afinal o que significa esta expressão? Esta palavra de origem francesa remete-nos de imediato para a ideia de sofisticação, charme, delicadeza. Mas vejamos a sua origem:
Em meados do século XIX o gastrónomo francês Jean Savarin utilizou o termo numa publicação denominada “Fisiologia do Gosto”.
O termo foi usado para identificar as pessoas que possuíam um paladar mais apurado, remetendo para a elegância e o refinamento e depois no “Almanach des Gourmands”, de Grimod de la Reynière, onde classificava alguns restaurantes da França, no início do século XIX. A palavra quer dizer “aquele que tem bom gosto”. O seu significado foi variando em função da época e da região, por exemplo, os frutos do mar podiam ser considerados um luxo numa área geográfica que carecia de peixe, ao passo que não seriam vistos como tal num local perto do oceano.
Seja como for, esteve sempre associado à riqueza porque a comida gourmet sempre foi cara. O seu custo era resultado da escassez de ingredientes para um determinado alimento na região na época, o que fazia com que tivessem que ser trazidos de longe com diversos riscos para os mercadores. Os comerciantes teriam então que lidar com as condições climáticas, ladrões, intermediários e outros fatores que poderiam atrasar ou interromper o transporte da mercadoria, fazendo com que estes alimentos tivessem no final um alto preço.
O termo foi evoluindo e nos anos 80 nos Estados Unidos surgiu uma corrente que defendia que gourmet não estaria circunscrito a gostos elitistas, mas sim a pratos sofisticados e criativos. Já na indústria passou a estar associado a produtos premium de alta qualidade e devidamente certificados, o que lhes garantia, da origem e dos processos no seu fabrico.
Atualmente, o termo gourmet retrata os prazeres da mesa com qualidade, conhecida como “Alta Cozinha”.
A culinária gourmet é aquela que é feita de forma criteriosa, perfeitamente preparada e artisticamente apresentada. Os ingredientes têm que ser todos de boa qualidade e muito importante saber a sua a proveniência.
Entretanto, a ideia da comida gourmet não é servir apenas pratos luxuosos ou em pequenas quantidades, nem pratos simples a fim saciar a fome do momento. Culinária gourmet é elaborar refeições especiais a partir do conhecimento que se tem dos ingredientes, a forma de preparação, a escolha e combinação de sabores, textura, aromas e cores. Cozinhar com disciplina e paciência, respeitando cada receita, o cuidado com os ingredientes e habilidade para manuseá-los, mas acima de tudo: cozinhar com amor.
Afinal, o principal objetivo é oferecer uma inigualável experiência gastronómica.