O que é necessário para montar um restaurante?
Abrir um restaurante não é seguramente, das coisas mais fáceis no mundo, especialmente agora, durante uma “pandemia”. Independentemente da situação actual, é preciso manter o optimismo, conscientes do esforço necessário e do trabalho que teremos pela frente.
Antes de tudo, é importante criarmos um conceito, uma ideia, que traga consigo algo único e especial, ainda não existente no mercado, criando assim, novidade e diferenciação.
No passo seguinte, temos de encontrar um espaço.
O espaço, assim bem como a localização do restaurante é dos factores mais importantes neste tipo de projecto, seja no centro da cidade ou uma zona mais interior, seja em zonas mais ou menos turísticas. O importante é criarmos algo único, inovador e diferenciador, para começar por cultivar a curiosidade nas pessoas. Depois começamos a orçamentar todos os componentes, desde a compra ou arrendamento do espaço, eventuais adaptações e obras, equipamentos, utensílios, chegando aos pormenores da decoração, escolhendo materiais, tintas, cores, texturas, mesas, cadeiras, louça, talheres, guardanapos e tantos outros.
É necessário sabermos, portanto, o valor do investimento em causa e as possibilidades que estão em cima da mesa para a concretização do nosso sonho/projecto. Devemos ter alguma flexibilidade no cálculo do orçamento, mas que não deve oscilar muito de uma margem de erro entre os 10 e os 15%, por forma a não comprometer o negócio logo à partida.
É muito importante definir a capacidade do restaurante, o número de elementos do staff, que depende sempre e também, da qualidade e do tipo de menus que queremos apresentar, assim bem, como o tipo de serviço que pretendemos adoptar.
A acrescentar a tudo isso, é imperativo ainda, contarmos com uma equipa coesa a trabalhar connosco, nomeadamente,
arquitectos, construtores civis, “designer” gráfico (ilustrador), marketing e comunicação, nomeadamente, nas redes sociais, nas quais vamos dando conta do que fazemos, chamando novos clientes e fidelizando os que já conquistamos.
Temos ainda de definir e escolher os fornecedores de bebidas e produtos alimentares, garantindo a relação qualidade/preço, e com eles combinar o modo e forma de pagamento.
Tudo, em conjunto, tem de fazer sentido, tem de estar harmonizado, para que o resultado final seja como esperado, se realize o nosso sonho e se garanta o sucesso e a sustentabilidade do investimento e do negócio.