Obra de Capa
A viagem próspera
Como qualquer ilha, as pessoas que vivem em território pequeno, veem no seu horizonte geográfico, o sonho de uma fuga à Europa.
São Tomé e Príncipe, é um arquipélago com um potencial económico tão grande que os seus quadros humanos não sabem geri-lo, pensando que a sua prosperidade está na Europa. Este espaço geográfico, pela sua história, conquista e desenvolvimento, consegue oferecer todo o conforto aos que lá habitam; razão pela qual se torna no lugar preferencial para qualquer imigrante. E Portugal, é a porta de entrada para o resto da Europa ocidental.
Na atualidade pós colonial, já não deveríamos, enquanto país, estarmos dependentes do apoio externo. É necessário sermos críticos em relação a esta dependência e à incapacidade de se desenvolver políticas eficazes ao desenvolvimento, o que influencia as iniciativas para a emigração. Ir à Portugal, é um sonho que todos os jovens desta ilha anseiam, como alternativa para as suas perspetivas de vida, onde felizmente, são bem acolhidos e é como primeira opção por parte da emigração santomense.