Obra de Capa
Título: Yasmine
Dimensões: 40 x 30
Técnica: Óleo sobre tela
Artista Plástico: Michael de Brito

Michael de Brito, lusodescendente, formou-se na Parsons School of Design com estudos de pós-graduação na New York Academy of Art, realizou exposições individuais na Eleanor Ettinger Gallery em Nova Iorque, na Galeria Graça Brandão em Lisboa e no University of Maine Museum of Art em Bangor. As suas pinturas foram apresentadas internacionalmente em instituições como a National Portrait Gallery em Londres, a Abbaye Saint André em França, o Museu Afro no Brasil, o Museu Presidencial em Lisboa e o Museu Europeu de Arte Moderna (MEAM) em Barcelona. Recentemente, o seu trabalho foi incluído na exposição New Vision na Cavalier Gallery em Nova Iorque.
Vencedor da Pollock-Krasner Grant e finalista do BP Portrait Competition, os seus destaques mais recentes incluem a sua participação nas edições de 2023 e 2024 do Figurativas no MEAM em Barcelona, na exposição Fenix Parte II na Galeria Graça Brandão em Lisboa e na exposição ModPortrait em Barcelona. As suas obras fazem parte das coleções do Nevada Museum of Art e do Tribunal Constitucional em Lisboa. De Brito é representado pela Cavalier Gallery em Nova Iorque e pela Galeria Graça Brandão em Portugal.
Yasmine
Há um rumor no meu silêncio
que um dia, uma “bruja” olhou para mim e curvou-se.
Que no meu olhar vive o poder antigo,
daquele por que tantas mulheres arderam,
daquele que volta a florescer das cinzas.
Todas as madrugadas
ajoelho-me diante dos rostos emoldurados
dos santos a quem a minha avó sussurrava
— Santa Bárbara, La Caridade,
mulheres com espadas e mãos abertas.
Acendo uma vela por cada batalha
que hei-de travar,
junto as mãos e rezo:
Dai-me fogo que cure, não queime.
Dai-me coragem para dizer a verdade
mesmo quando ela me sai a tremer.
Quando me ergo, o fumo enrola-se-me:
pulseiras de bênção e rebeldia.
Saio para o dia sabendo
que os santos marcham ao meu lado—
com as auréolas gastas, os olhos ferozes,
e os corações a bater dentro do meu.
Marina Carreira

Marina Carreira
Marina Carreira é escritora e artista luso-americana de Newark, New Jersey. Marina é autora de “Dead Things and Where to Put Them” (Cavankerry, 2025), “Tanto Tanto” (Cavankerry Press, 2022), “Save the Bathwater” (Get Fresh Books, 2018) e “I Sing To That Bird Knowing It Won’t Sing Back” (Finishing Line Press, 2017). Ela expôs a sua arte no Museu de Newark, Museu Morris, Galerias ArtFront, Centro de Artes da Universidade de Monmouth, entre outros.






