Outubro
Um mês de orgulho e entusiasmo

Literatura, Conexões e Novos Desafios na AILD
Na edição deste mês da Descendências Magazine, é com grande entusiasmo que compartilho as mais recentes atividades da Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD).
Entusiasmo, porque no passado dia 18 de outubro, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, acolheu a apresentação do livro infantojuvenil “Os Amigos do Largo”, escrito pela talentosa Lídia Marques. Lídia, que é não apenas uma escritora e professora, mas também, uma estimada membro da nossa associação, e que traz um orgulho enorme para a AILD. Este evento é uma excelente oportunidade para celebrar a literatura e a contribuição dos lusodescendentes na promoção da cultura, da educação e da língua portuguesa, no caso, para um público infantojuvenil.
Além disso, a AILD tem estado ativamente envolvida em diversas reuniões e contactos, em preparação para os desafios e construção do plano de atividades para o próximo ano de 2026.
O nosso compromisso em apoiar as delegações da AILD fora de Portugal continua forte, e, para isso, acabamos de renovar o processo de credenciação junto da DGACCP. Essa renovação permitirá uma colaboração ainda mais eficaz com as nossas delegações nos respetivos países de acolhimento.
Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para felicitar o nosso membro Paulo Dinis, que recentemente representou a AILD num prestigiado certame internacional na China. A sua dedicação e empenho têm sido fundamentais para levar o nome da AILD além-fronteiras, promovendo a nossa missão de conectar e apoiar os lusodescendentes em todo o mundo.
Estamos entusiasmados com as atividades que se avizinham e continuamos a trabalhar para fortalecer a nossa rede e promover a cultura lusodescendente. Convidamos todos a participar dos nossos eventos e a envolver-se, pois, o espírito da AILD é de acolher todos, promover parcerias e potenciar a cooperação.
A AILD não está à espera, está a trabalhar ativamente agarrando novos desafios, através de ações concretas, mas também, o destaque para o esforço e a dedicação na construção de uma rede viva, privilegiando e reforçando parcerias. Mas nada melhor do que a citação de Antoine de Saint-Exupéry, para resumir o meu pensamento, mas sobretudo, o espírito e a ação da AILD:
“O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas sim um lugar que estamos a criar. O caminho para ele não é encontrado, mas construído, e o ato de o fazer muda tanto o construtor quanto o destino.”
Até à próxima edição!



