Portal de Negócios da Diáspora

A diáspora portuguesa totaliza cerca de 5,2 milhões de cidadãos nacionais e lusodescendentes, com uma dimensão global muito expressiva: existem portugueses registados em 178 países.
Se se contabilizarem os lusodescendentes até à terceira geração, são mais de 31 milhões de pessoas. Pensando, utopicamente, que cada um destes portugueses pode ser responsável pela transação de bens e serviços para o exterior no valor de mil euros anuais, estaremos a contabilizar 30 mil milhões de euros, quase tanto como o atual volume de exportações portuguesas.
Estamos assim perante um enorme potencial de recursos que poderá sustentar a adoção de uma importante estratégia coletiva de cooperação e networking em larga escala, capaz de facilitar novas abordagens e aumentar exponencialmente o acesso aos mercados internacionais.
Acreditamos, por isso, que os portugueses da diáspora podem constituir um veículo muito eficaz de promoção e divulgação da imagem do país, dos produtos nacionais, da língua e cultura portuguesa, contribuindo também para o setor do turismo, para o equilíbrio financeiro e, acima de tudo, para dar a conhecer um país moderno e plenamente inserido na comunidade internacional.

Noutro sentido, existe uma parte dessa diáspora provida de enormes recursos financeiros, tendo construído impérios empresariais nos países acolhedores, os quais têm vindo a demonstrar, cada vez mais, motivação para apostar o seu capital em investimentos em Portugal, contribuindo para elevar a captação de investimento estrangeiro.
O papel da diáspora na divulgação do país e dos seus recursos pode ser decisivo para a elevação da imagem externa do país, pela atuação da rede de portugueses e luso-descendentes de influência em diversas esferas de atividade e canalisada para o apoio à internacionalização das PME.
Neste aspeto, o contributo pode ser decisivo pelo conhecimento das oportunidades e dos riscos que se apresentam às empresas quando procuram os mercados globais e através da proposta de soluções que contribuam para reduzir as barreiras a uma maior internacionalização da economia portuguesa, assumindo-se como embaixadores do país e da oferta nacional nos mercados externos onde se encontram.
A Fundação AEP tem, por isso, uma convicção muito forte acerca da importância da Diáspora sendo hoje promotora do maior projeto para unir os portugueses em todo o mundo.
Com efeito, a Rede Global da Diáspora é o projeto incontornável quando se fala na diáspora portuguesa.
Tem as suas origens no Projeto Empreender 2020, que pretendeu incentivar o regresso da geração qualificada que deixou o nosso país à procura de melhores condições depois da crise financeira de 2008. Este Projeto respondeu a uma estratégia que pretendia criar as condições necessárias para o seu regresso e a incorporação dos seus níveis de conhecimento no tecido empresarial.
Num mundo globalizado, e cada vez mais digitalizado, onde os portugueses deixam uma marca impressiva em todos os cantos do mundo, faltava a ferramenta tecnológica que permitisse o registo e identificação de todos os nossos portugueses expatriados.
Com esta ferramenta, disponível em www.redeglobal.pt, os portugueses podem registar-se gratuitamente e a partir daí conhecer e interagir com os seus compatriotas.
É, assim, criada uma comunidade virtual que permite aproximar todos os portugueses, e desta forma agregar o capital de relacionamentos e promover o networking da comunidade empresarial portuguesa dos vários países aderentes.


Com parceiros nucleares como a AICEP, a Rede Consular e as Câmaras de Comércio, a Rede Global da Diáspora constitui-se como elemento dinamizador de ações presenciais, capazes de acelerar o potencial de negócios e de parcerias entre as PME portuguesas e os empresários da Diáspora.
Numa altura em que o relacionamento com a Diáspora portuguesa consta da agenda política, com o lançamento de programas de apoio específicos como o Programa Nacional de Apoio ao Investidor da Diáspora (PNAID), a Rede Global da Diáspora visa a concretização de uma intervenção estruturante e pioneira para o País possibilitando o crescimento do networking orientado para a concretização de negócios globais.
Por essa razão, temos dados particular destaque à divulgação das novas ferramentas digitais da Rede Global, focadas no fomento dos negócios e criadas para responder ao universo da diáspora portuguesa.
No Portal de Negócios da Diáspora pretende-se criar um ambiente que agilize a aproximação dos empresários e investidores portugueses, e que promova condições mais favoráveis à concretização de parcerias e negócios.
Trata-se de uma funcionalidade exclusivamente dirigida a Empresas e Investidores, que visa facilitar e acelerar negócios à escala global.
É de acesso gratuito; apenas é necessário registarem-se na plataforma da Rede Global e navegar entre as soluções e as oportunidades.
Através desta ferramenta o empresário pode encontrar um investidor ou um negócio para investir, assim como, conhecer os incentivos existentes para o investimento ou soluções de financiamento.

Rede Global da Diáspora

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search