Portugal Post

10.000 leitores mensais online | Jornal impresso | Distribuição em todo o país

Fundado à 27 anos

O Portugal Post é o único jornal em língua portuguesa para os portugueses na Alemanha. Existe há 27 anos. A que se deve essa longevidade?

Tiago Pais: A longevidade é fruto de vários fatores: a perseverança e resiliência do fundador e primeiro editor do jornal, Mário dos Santos, o apoio de parceiros e clientes e, especialmente, a capacidade de saber acompanhar o desenvolvimentos dos interesses dos nossos leitores. O jornal é dinâmico e procura dar resposta àquilo que o nosso público leitor procura a cada momento; não é de descurar que também o perfil do nosso leitor se tem alterado ao longo das décadas e, como tal, há que fazer ajustamentos contínuos à edição. Há ainda que considerar que a Alemanha é um território extenso com uma população muito dispersa, especialmente no que respeita à comunidade portuguesa. O sucesso do jornal advém de um esforço grande para reportar sobre vários pontos do país através de colaboradores locais.

Com a Europa em grandes mudanças e com a nova legislação eleitoral, qual o vosso papel acrescido na informação?

Tiago Pais: A periodicidade mensal das nossas edições dão-nos o privilégio de fazer um jornal que não é ditado pela pressão da notícia constante, permitindo fazer uma seleção muito cuidada de conteúdos e dando profundidade a alguns temas que se decide destacar a cada mês. A nível da contemporaneidade informativa acompanhamos tanto a realidade alemã como a portuguesa, sendo a escolha de conteúdos ditada pela relevância para os nossos leitores; não procurarmos ter uma edição cheia de notícias, mas sim composta por notícias pertinentes. Os nossos leitores podem manter-se informados sobre decisões que são importantes para as suas vidas, independentemente de respeitarem à Alemanha ou a Portugal. Nesse sentido, contribuímos para um maior número de cidadãos informados, que poderão fazer uso dos direitos que a nova legislação lhes consagra.

Quais as principais diferenças e exigências dos vossos leitores ao longo destes anos?

Tiago Pais: Tem havido sempre uma grande exigência quanto a conteúdos que respeitam a vida prática na Alemanha, o que se reflete, por exemplo, em se manter uma coluna de informação social, que aborda vários temos práticos, como legislação sobre arrendamento e prestações sociais, que é muito valorizada pelos leitores. A diferença que sobressai é uma menor preponderância do interesse pelos eventos organizados pelas coletividades com foco na tradição clássica portuguesa, por contraponto a um interesse acrescido no conteúdo de fundo de temas atuais e de acompanhamento dos novos embaixadores da cultura portuguesa, vulgo os artistas da arte contemporânea portuguesa cujo valor é reconhecido na Alemanha, originando orgulho dos portugueses aqui residentes.

Que sugestões fazem?

Tiago Pais: As sugestões têm-se prendido com o pedido de cobertura de temas de interesse transversal a portuguesas e alemães, como seja o caso do vinho, gastronomia e cortiça. Estamos cientes da descoberta e redescoberta do valor dos produtos e cultura portuguesa e nota-se que os leitores gostam de ver isso projetado nas páginas dos jornais. Acresce ainda um pedido de criação de uma edição online, que ainda não houve oportunidade de concretizar, mas que está para breve.

Qual é o vossa apreciação da valorização dos Alemães por Portugal?

Tiago Pais: É globalmente muito positiva, derivada especialmente de uma ética de trabalho muito forte, que se tornou assinatura de marca com a primeira vaga de emigração nos anos 70. Ademais, a famigerada capacidade de adaptação dos portugueses, com maior ou menor grau de desenrascanço, permitiu que não houvesse um confronto cultural que gerasse atritos ou uma imagem negativa dos portugueses. Como tal, foi possível consolidar uma imagem positiva, dando também azo à possibilidade dos portugueses darem a conhecer a sua cultura, que é bastante apreciada.

Que projetos a curto/médio prazo para o Portugal Post?

Tiago Pais: Aquando da celebração dos 25 anos do jornal, lançámos uma nova imagem gráfica, que veio afirmar modernidade e consolidar a nova linha editorial. É importante levarmos esse esforço até aos canais digitais, para que possamos alcançar mais pessoas e garantir a comodidade de acesso por todos os nossos leitores. Adicionalmente, estamos a estudar o estabelecimento de uma parceria com um grupo de imprensa português, que passará pela organização de conferências conjuntas, promovendo a discussão de ideias entre Portugal e a Alemanha e podendo a vir a envolver a partilha de conteúdos. Estamos também a começar a pensar numa nova edição do diretório empresarial português na Alemanha, um projeto complementar ao jornal, que dá visibilidade às empresas e negócios com uma relação com Portugal presentes na Alemanha.

Tiago Pinto Pais, Diretor do Portugal Post

Tiago Pinto Pais, 37 anos de idade, é licenciado em Gestão pela Universidade Nova /SBE). É mestre em Gestão Pública (Universidade Potsdam). Foi consultor de gestão na Deloitte, em Lisboa, e trabalhou na representação da Caixa Geral de Depósitos em Berlim, antes de ter fundado a empresa 7 Mares, que trabalha no setor do vinho. É proprietário e editor do Portugal Post desde Janeiro de 2018. Foi dirigente associativo, tendo co-fundado a AHEAD (www.ahead.org.pt) e é, atualmente, diretor da Berlinda e.V. Investe ainda numa empresa emergente, cuja gestão assessora. Vai ser o Diretor Geral da AILD/Alemanha e irá tomar posse ainda neste mês de março.

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