Sónia Vilela
Esteve 10 anos a viver em Genebra, mas o coração falou mais alto e voltou para se reunir com a família, com o apoio do Programa Regressar.
O que a motivou a sair de Portugal em 2015?
A crise de 2014! o impacto da crise económica afetou o poder de compra das minhas clientes que foi diminuindo e as vendas começaram a baixar, causando-me alguma instabilidade profissional e pessoal. Imigrei para Genebra com o pensamento de ir apenas por uns 3 ou 4 anos, no entanto o país deu-me mais oportunidades e acabei por ficar 10 anos.
Foi difícil a adaptação num novo país? Como foi essa experiência?
Não, não foi difícil a adaptação, mas confesso que nem tive muito tempo para pensar nisso, tal era o volume de trabalho. Posso dizer que as experiências mesmo não sendo tão boas como inicialmente pensava, são sempre enriquecedoras. Trabalhei muito, tive muitas oportunidades de trabalho o que me deu alguma estabilidade para conseguir regressar.
E, o que a fez regressar?
Um dos motivos que me levou a regressar a Portugal foi a reunião familiar, uma vez que tinha deixado uma filha aqui em Portugal. Outro motivo, foi o meu sonho de voltar a criar o meu negócio na área da moda. Sonho esse, que não conseguia concretizar na Suíça. Regressei em Agosto de 2023, com a minha filha mais nova. Escolhi esta data para que a minha filha iniciasse os estudos em Portugal. Abri a empresa dos meus sonhos de moda – vestuário para mulheres – com o objetivo de empoderar todas elas.
Que papel teve o Programa Regressar nessa decisão?
Foi um grande incentivo! Conheci o Programa Regressar através das redes sociais, vi um anúncio em que anunciavam uma sessão de esclarecimentos em Genebra. Fui assistir e a simpática Dra Isabel Jorge do Programa Regressar, incentivou-me a submeter uma candidatura e em boa hora o fiz. Ajudou-me na despesa das viagens, para além da redução de 50% do IRS durante 5 anos.
Feliz com este regresso a Portugal?
Até à data… zero arrependimento.
O Programa Regressar deseja-lhe muitas felicidades neste regresso e muitos sucessos!