Susana Filipe
47 anos, casada com cidadão Português, também Investigador, 2 filhos de 12 e 6 anos de idade, nascidos na Áustria.
Viveu mais de 15 anos no Estrangeiro, tendo trabalhado na Alemanha, Áustria e Emirados Árabes Unidos.
Percurso profissional em Institutos de Investigação como o Instituto Alemão Max Planck Institute e várias Empresas Multinacionais nas áreas da Indústria Química, Polímeros e Reciclagem. Trabalhou inicialmente como investigadora e depois como gestora de equipas de investigação multinacionais e multidisciplinares.
Regressou a Portugal em 2021 com o desejo de usar a sua experiência anterior para trabalhar na área da Sustentabilidade, Gestão e Valorização de Recursos Naturais e Ambiente.
O primeiro desafio em Portugal consistiu no Startup e Gestão de um laboratório da Fraunhofer Portugal, vocacionado paro o desenvolvimento de tecnologia e soluções aplicadas para os desafios na Agricultura Inteligente, Gestão de Água e Valorização de Resíduos.
Desde Março, é Diretora Executiva do Laboratório Associado CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade. A missão será agora juntar o conhecimento dos centros de investigação MED (Universidade de Évora), cE3c (FCUL) e CENSE (UNL), decisores políticos e outros atores importantes da Indústria, Agricultura e Sociedade, de modo a alavancar o desenvolvimento de Políticas Públicas que contribuam para uma melhoria do ambiente, sustentabilidade e competitividade económica de Portugal.
Os incentivos proporcionados pelo Programa Regressar foram obtidos de modo célere e eficiente. A informação disponibilizada nas plataformas e site do Programa Regressar e o apoio profissional à candidatura através do Sr. Nuno Alas (IEFP Évora) facilitaram e muito o processo de candidatura e a obtenção dos benefícios.