As Rotas Lusitanas

A Rede Global da Diáspora (www.redeglobal.pt) é um projeto promovido pela Fundação AEP, que tem por objetivo aproximar as PME portuguesas com a Diáspora.
Este projeto responde a uma estratégia colaborativa de internacionalização, assente na construção de uma plataforma capaz de promover o relacionamento dos portugueses espalhados pelo Mundo entre si e entre estes e as PME portuguesas, com o objetivo de os transformar em verdadeiros embaixadores e promotores da oferta nacional;
É uma plataforma online de prospeção permanente nos diversos mercados, em expansão constante, de onde é possível retirar informação relevante ao nível da caracterização da diáspora.
Numa primeira fase foi dinamizada num conjunto de mercados prioritários, em que uma das alavancas residia no poder das redes sociais como elemento disseminador de informação e agregação de motivações e interesses comuns, no intuito de aproximar as PME portuguesas aos membros desta comunidade alargada (portugueses e lusodescendentes), influente e espalhada por todo o mundo, e que continua muito ligada ao país por laços afetivos e emocionais;

Tem como base o trabalho em rede com os múltiplos agentes com atividade na Diáspora, públicos e privados, pretende-se criar um sentimento de união e orgulho nas marcas portuguesas, e de conexão entre os portugueses da diáspora, criando uma rede de embaixadores espalhados pelo mundo. E com estes pressupostos, oferece ainda a possibilidade de acesso a um mundo cosmopolita e cada vez mais global, com as novas gerações altamente qualificadas e mais conscientes da qualidade e diferenciação da oferta nacional, e simultaneamente mais disponíveis para abraçar causas relacionados com o seu país.

ROTAS LUSITANAS
As Rotas Lusitanas surgiram com o propósito de promover os estabelecimentos que comercializem produtos nacionais, sejam eles propriedade de portugueses ou não, incentivando outras empresas a comercializarem produtos e/ou marcas portuguesas, para atrair clientes junto das comunidades portuguesas.
Com esse objetivo, instalou-se a funcionalidade de mapeamento e diretório de estabelecimentos comerciais que permite aos membros da Rede o acesso a “rotas temáticas”, relacionadas com a oferta do setor agroalimentar nacional na sua área de residência.
Desta forma estimula-se o consumo e a aquisição dos produtos nacionais nas comunidades portuguesas e promove-se os estabelecimentos que comercializem os produtos nacionais.
A gestão das Rotas Lusitanas é feita inteiramente pela administração da Rede Global que define quais existem, quem faz parte delas, etc. Estas rotas estão disponíveis para consulta por parte de todos os utilizadores da rede.


Ao consultar o menu de rotas, o utilizador poderá pesquisar estas rotas por:
Geografia;
Tipo de rota;
Área de atividade;
Tipo de produtos na rota.
O utilizador terá ainda a possibilidade de guardar a rota como favorito para uma consulta mais rápida no futuro.

Inscrição na rota
Um utilizador que tenha entidades associadas ao seu perfil poderá inscrever as suas entidades numa rota.
Ele poderá seguir o desenvolvimento desta proposta numa área própria para o efeito disponibilizada no seu perfil.

Tipos de rota
As rotas poderão ter duas tipologias:
– Rota do produto – Baseada num determinado produto, podendo estar associadas a diversas marcas produtoras (ex: Rota do bacalhau).
– Rota da marca – Baseada num produto específico, dependente sempre da existência de um patrocínio da marca (ex. Rota do Licor Beirão).

Possibilidade de fazer review a uma rota
Cada utilizador poderá fazer uma review de uma entidade associada à rota.
Na mais recente evolução do conceito, a review está associada à app TripAdvisor.

Rede Global da Diáspora

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search