Cristina e Luís
Decidir emigrar foi difícil, passados 12 anos a decisão de regressar foi igualmente fruto de maior reflexão. Afinal não éramos somente 2… Mas sim uma família!
Que motivos vos levou a sair de Portugal em 2010?
Um canudo e muitos sonhos…
Entreguei currículos de norte a sul do país, não obtive nenhuma resposta positiva. Com o curso de Enfermagem nunca pensei ver dificuldades em encontrar o meu 1º emprego, ainda trabalhei numa caixa de supermercado durante um tempo, mas não estava conformada em não trabalhar na minha área. Ainda tenho o bilhete com que parti… 25 de Novembro 2010, o voo saiu atrasado porque já estaria a nevar no aeroporto de chegada.
Foi difícil a adaptação num novo país? Como foi essa experiência de viver durante 12 anos na Suíça?
Foi difícil, sair de casa, do nosso país, de perto dos nossos! Hábitos, culturas, paisagens, … tudo era diferente.
Mas fomos sempre bem recebidos e integrados, há um espírito de entre-ajuda entre a cultura portuguesa e com outros emigrantes, afinal sentimos todos o mesmo quando estamos na mesma situação. Mas somos muito gratos por toda esta experiência tanto pessoal como profissional, voltamos com 12 anos de bagagem muito enriquecedora.
O que vos fez regressar a Castelo Branco?
Os tempos COVID foram potencializadores, não pudermos viajar para junto dos nossos quando sentíamos a necessidade, o facto de ter 2 filhas que queríamos que crescessem no meio da nossa cultura portuguesa, perto dos avós e primos, e apesar de estarmos bem lá fora, a saudade de Portugal puxava-nos sempre para Castelo Branco.
Que papel teve o Programa Regressar nessa decisão?
Descobrimos o programa depois da nossa decisão, quando estávamos a pesquisar sobre todas as burocracias necessárias para regressar. Foi uma ajuda muito boa, de fácil acesso e que nos pôs mais a vontade neste procedimento moroso de instalação em Portugal.
Felizes com este regresso a Portugal?
Sim, de volta a mais uma mudança também não foi fácil! É sempre necessário uma adaptação, abalamos solteiros, voltamos uma família de 4 elementos. Mas ser Português em Portugal torna tudo mais fácil e o nosso interior é muito agradável para viver.
O programa Regressar deseja-vos muitas felicidades neste regresso e muitos sucessos!