Missões Empresariais e Encontro de Negócios com a Diáspora
Novas ações
Num caminho de persistente inovação e criatividade, a Fundação AEP está a lançar uma nova geração de ofertas e instrumentos para a diáspora portuguesa.
Pretende-se que a Rede Global seja uma plataforma capaz de agregar o capital de relacionamentos e de networking junto da comunidade empresarial portuguesa dos vários países aderentes, e simultaneamente, um elemento dinamizador de ações presenciais, capazes de acelerar o potencial de negócios e de parcerias entre as PME portuguesas e os empresários da Diáspora.
Desde o seu lançamento, foram realizadas ações de ativação desta Rede em vários países, para as quais a Fundação AEP contou com a valiosa colaboração dos delegados da AICEP e da Rede de Câmaras de Comércio e Indústria Portuguesas, com a qual, aliás, firmou um protocolo de colaboração logo no início desta estratégia.
Assim, pretende-se dar seguimento às iniciativas de reforço do relacionamento com as comunidades empresariais instaladas nos diversos mercados, ativando o networking e a partilha de oportunidades de negócio, com suporte nas redes de cooperação já existentes.
Destacamos dois segmentos de intervenção
a) Missões empresariais em mercados maduros para consolidação das relações externas
As ações de ativação desenvolvidas no passado cumpriram vários objetivos relacionados com a divulgação da plataforma e a Rede Global da Diáspora, mas também e não menos importante, permitiram divulgar a oferta nacional enaltecendo a evolução das empresas portuguesas e o seu posicionamento na economia mundial. Ou seja, possibilitaram levar à nossa diáspora uma imagem de um Portugal moderno, inovador e competitivo, atributos que muitas vezes não são percecionados, fruto do desconhecimento e afastamento das nossas comunidades em relação aos seus locais de origem.
Esta constatação é tanto mais realista quanto mais distantes são os mercados, uma vez que as visitas a Portugal são menos frequentes e mais espaçadas no tempo, o que conduz a um desfasamento da perceção que as comunidades de emigrantes têm em relação à variedade e qualidade da oferta nacional.
Foi esta a conclusão retirada das missões de ativação realizadas na costa este dos Estados Unidos da América, do Canadá e do Brasil, onde a Fundação AEP e os seus parceiros puderam constatar, por um lado, a profunda integração dos portugueses no seio da comunidade empresarial e o elevado potencial para alavancar o relacionamento económico com as PME nacionais e, por outro lado, a expectativa criada com a presença da Rede Global nesses mercados em relação às oportunidades de negócio que podem emergir no âmbito do comércio internacional.
Na sequência das missões anteriormente realizadas, pretende-se agora dar o passo para uma nova fase que permita concretizar as oportunidades de cooperação identificadas nestes 3 mercados e que, com o apoio imprescindível da AICEP e das associações empresariais, possam despoletar o match entre a oferta nacional e a procura de produtos/serviços em setores onde apresentamos vantagens competitivas, com destaque para o agroalimentar e os materiais de construção.
Assim, no plano consta a realização de três missões institucionais aos seguintes mercados: Estados Unidos América (New Jersey, New York, Boston, Providence), Canadá (Montreal e Toronto) e Brasil (Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro), com um programa de missão que inclua:
– Eventos de apresentação da Rede Global da Diáspora, a plataforma e funcionalidades;
– Reuniões com empresários da comunidade;
– Visitas a empresas lideradas por portugueses ou lusodescendentes.
Visitas e reuniões com outros players de mercado.
Cada missão terá a duração de 5 dias e será realizada pela Fundação AEP com apoio de uma equipa de consultores de mercado, responsáveis pela identificação de players e agendamento de reuniões, organização dos eventos e follow-up.
2.2 Roadshow empresarial com Câmaras de Comércio e Indústria Portuguesas em seis mercados.
A Rede de Câmaras de Comércio e Indústria Portuguesas, que integra mais de 60 associações espalhadas pelo Mundo, tem como missão promover e desenvolver relações comerciais e de negócios bilaterais, tendo como objetivo ser um contacto preferencial no país onde estão sediadas para as empresas portuguesas e o elo de ligação entre Portugal e empresas desse mesmo país interessadas em exportar ou investir no nosso país. É um dos parceiros fundadores da Rede Global da Diáspora, com uma participação ativa e permanente, mediante um protocolo de colaboração celebrado com a Fundação AEP. Todas as presenças institucionais desenvolvidas até ao momento contaram com a colaboração imprescindível da Câmara de Comércio nos respetivos mercados abordados, pelo que é assumida a sua relevância no prosseguimento desta estratégia.
Importa, por isso, divulgar a sua existência junto das PME portuguesas, divulgando as suas competências em matéria de internacionalização e promovendo as oportunidades de negócio identificadas e acompanhadas por estas estruturas associativas. Assim, esta atividade visa a dinamização de um roadshow de apresentação de um grupo de seis Câmaras de Comércio e Indústria Portuguesas nos mercados de maior relevância, a selecionar de acordo com uma grelha de avaliação que terá em consideração, entre outros aspetos, a capacidade técnica para responder às solicitações das PME e a relevância do mercado para as fileiras da oferta nacional.
Os eventos serão realizados em formato online, o que permite uma maior adesão de participantes e seguirão um Programa que deverá conter, para além da apresentação da RGD e da Câmara, potenciais oportunidades de mercado e testemunhos de empresários portugueses que atuam nesses mercados.