Ensino Superior

Um contingente especial

O ensino superior português, todos os anos letivos abre as suas portas a novos candidatos e alunos, para os mais variados cursos de licenciatura, mestrados, pós-graduações e doutoramentos, apostando numa população cada vez mais qualificada e com elevados níveis de literacia.

Para os candidatos emigrantes portugueses, familiares que com eles residam e lusodescendentes foi criado um contingente especial com 7% das vagas fixadas para a 1.ª fase do concurso nacional.

Podem concorrer às vagas deste contingente especial, no âmbito da 1.ª fase do Concurso Nacional, os estudantes que, cumulativamente, satisfaçam algumas condições específicas de acesso.

Este contingente especial de 7% representa cerca de 3500 vagas exclusivamente para estes candidatos em todo o sistema de ensino superior público português, que abrange 107 instituições e mais de 5000 cursos, em todas as universidades e institutos politécnicos. 

Trata-se de uma iniciativa do Governo, com o envolvimento da Direção-Geral do Ensino Superior, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e das Instituições Portuguesas de Ensino superior, no âmbito do Programa “Estudar e Investigar em Portugal”.

O número de estudantes emigrantes e lusodescendentes colocados este ano na primeira vaga de colocações no ensino superior em Portugal, cresceu 6% relativamente ao ano anterior, ou seja, passando de 396 para 419, e um aumento de 151% face a 2015.

A AILD – Associação Internacional dos Lusodescendentes, à semelhança do ano passado tem procurado dar o seu contributo para divulgar, informar e sensibilizar estudantes emigrantes e lusodescendentes a virem estudar para Portugal. Inclusivamente, lançamos o desafio, através dos nossos diversos meios de comunicação, a analisarem os 10 motivos e vantagens que criamos para que possam tomar a decisão acertada de vir estudar para Portugal:  

1º Os candidatos que utilizam o contingente especial da quota de emigrante português reduzem a concorrência e aumentam as chances de serem aceites numa universidade pública nacional, pois, geralmente, as notas de acesso acabam por ser mais baixas do que os do regime geral;

2º Portugal foi avaliado como um ótimo destino para estudos por mais de mil alunos internacionais;

3º Significa ter contacto com programas de ensino superior de alto nível e com uma diversidade cultural bastante rica e universidades de excelente qualidade;

4º Portugal é abençoado por magníficas paisagens e uma grande diversidade de tradições, com um clima ameno e com imenso sol todo o ano;

5º Gastronomia excelente e muito diversificada;

6º Existem residências e apoios diversos colocados à disposição dos alunos;

7º Oportunidade única para investir no futuro;

8º É um país seguro para viver;

9º Portugal considerado pelo 4º ano consecutivo como melhor destino turístico do mundo, tendo já conquistado vários prémios World Travel Awards;

10º Oportunidade para contribuir na ajuda a Portugal nas mais diversas vertentes: demografia, dinâmica da economia, dinâmicas sociais.

No seguimento do trabalho desenvolvido pela AILD nesta área, pelo segundo ano consecutivo, sem qualquer apoio financeiro ou contrapartida, ficamos muito satisfeitos verificar neste ano lectivo 2021/2022, os resultados positivos que se verificam e a evolução positiva que está a acontecer, com este crescimento do interesse de novos estudantes emigrantes e lusodescendentes em vir estudar para Portugal.

A par desta excelente oportunidade, existe também, uma outra oportunidade de ensino, colocada ao dispor dos estudantes emigrantes e lusodescendentes em vir estudar para Portugal, que também, já aqui abordamos, que são as escolas de ensino profissional, com a oferta de excelentes condições de acesso e de frequência, e ainda com a possibilidade, no final dos cursos, de acesso ao ensino superior.

É esta colaboração e cooperação institucional que temos vindo a mencionar e que a AILD tem procurado implementar, e que efetivamente dá os seus frutos, em prol de objetivos coletivos, objetivos comuns, construindo plataformas de entendimento e de dinâmicas estratégicas.

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