Editorial janeiro

Caros Leitores

Agradecemos a todos os colaboradores da DESCENDÊNCIAS, aos entrevistados e a toda a equipa interna, por este ano que passou, certos que estarão em 2022 ao nosso lado. Aos nossos leitores e sobretudo, àqueles que nos deixaram mensagens de incentivo e aos outros que através da partilha de artigos levaram mais longe este projeto, o nosso muito obrigado.
Parabéns à AILD – Associação Internacional dos Lusodescendentes, que já apresentou um ambicioso Plano de Atividades para este novo ano, que esperamos possa vir a ser apoiado pelas entidades competentes, para que esta possa continuar a desenvolver o seu papel junto das Comunidades.
Uma palavra de agradecimento ao Camões I.P., que permitiu a concretização da itinerância da exposição “Obras de Capa”, estando neste momento a decorrer no Centro Cultural Português de São Tomé e Príncipe uma das exposições. Foram já agendados para este ano, outros países, como por exemplo, França, Angola, Alemanha, Bélgica, Espanha, Brasil, entre outros. Em 2022 esperamos rodar as exposições por esse mundo fora, dando desta forma a conhecer os artistas plásticos e o seu trabalho, que é afinal a missão deste projeto expositivo.
E o 2021 passou a voar, literalmente. Pelo menos para toda a equipa da DESCENDÊNCIAS; até nos custa a acreditar que já publicamos 12 revistas.

Passou tudo num instante! O que só vem atestar, que o prazer com que fazemos este trabalho é muito grande, e o carinho que temos pelos nossos leitores também. Procuramos em cada edição fazer melhor, porque todos os meses os nossos números cresciam, quer nas visitas ao nosso site quer nas redes sociais, tendo chegado neste final do ano aos 40.000 leitores mensais, o que nos deixa por um lado muito orgulhosos mas por outro com a responsabilidade acrescida de fazer mais e melhor.
Este ano temos duas novas rubricas: “Os Media de língua portuguesa pelo mundo” e “Pela lente de”. A primeira vai-nos trazer os orgãos de comunicação de língua portuguesa espalhados por esse mundo fora, jornais, rádios, revistas, que tanto ajudam as comunidades locais, divulgando eventos culturais, notícias, informações úteis, e servindo muitas vezes de voz em defesa dos seus direitos. Iniciamos a rubrica com o LusoJornal, o jornal mais lido pelos Portugueses de França.
A segunda é um novo espaço de divulgação de fotografia. Seja profissional ou amador, todos se podem inscrever para divulgar os seus trabalhos de natureza criativa, documental, ou simplesmente representativa. Inscreva-se aqui.
Votos de um bom ano e continue a acompanhar-nos, nós agradecemos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search