Celebrando a Língua e a Cultura Portuguesa Globalmente

No Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho de 2025, a Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) teve a honra de lançar duas iniciativas inovadoras dedicadas a valorizar e difundir a língua portuguesa em todo o mundo. Estes projetos reafirmam o compromisso da AILD em tornar a nossa cultura, tradição e língua cada vez mais vivas e universais.
Os emigrantes, lusodescendentes e as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo são verdadeiros embaixadores de Portugal, e o trabalho extraordinário que desenvolvem no estrangeiro é fundamental para a projeção do nosso país. É com este espírito de reconhecimento e apoio que a AILD impulsiona estas novas iniciativas. A equipa da AILD e da Descendências Magazine aproveita esta data tão especial para Portugal e para as Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo para enviar um forte abraço e agradecer a todos por tudo quanto fazem por Portugal em cada recanto do mundo. O vosso trabalho e dedicação são inestimáveis para a divulgação da identidade portuguesa além-fronteiras.
Um dos projetos lançados é a Academia de Língua Portuguesa “Língua Viva”, uma plataforma de ensino de português 100% online, acessível através de https://falarportugues.pt/. Esta plataforma foi criada para aproximar a língua portuguesa a um público global, oferecendo flexibilidade e acessibilidade para alunos em qualquer parte do mundo. Os cursos são adaptados a vários níveis, do A1 ao B2 , e incluem também cursos temáticos especializados em Cultura Portuguesa, Hotelaria e Restauração, Literatura, Tradições e TVDE. Todos os cursos concluídos serão certificados, e existe um programa de bolsas onde empresas mecenas apadrinham alunos, permitindo o acesso a cursos gratuitos. Os candidatos interessados podem preencher um formulário para verificar a disponibilidade de vagas.
A outra grande iniciativa é a expansão da Descendências Magazine, a revista de referência das Comunidades Portuguesas. Com a sua missão de conectar lusodescendentes globalmente e as comunidades portuguesas em geral, a revista iniciará uma série de publicações impressas em países com representação diplomática portuguesa. Esta ideia partiu do diretor da revista, Jorge Vilela, com o objetivo de destacar personalidades ou instituições que se destacaram nos países com representação diplomática portuguesa. O projeto foi apresentado à nova Diretora do Instituto Diplomático (IDI), a Embaixadora Ana Paula Zacarias, que o acolheu e apoiou, reconhecendo o potencial da revista como um instrumento valioso para a ação diplomática.
O Instituto Diplomático ficou incumbido de escolher os países a serem contemplados ainda em 2025, tendo sido selecionados o Brasil e os Estados Unidos da América. Relativamente ao Brasil, a disponibilidade do Embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, foi incansável e extraordinária na forma como acolheu o projeto. A data escolhida para o lançamento da revista impressa no Brasil, 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, não poderia ter sido melhor. O feedback tem sido excelente, com inúmeros elogios recebidos, destacando a qualidade da revista, os seus conteúdos e a imagem gráfica, sendo já considerada uma “revista de luxo”.
O projeto foi apoiado pelas empresas EI – Assessoria Migratória, Casa Portuguesa e Cubo Engenharia & Construção. Houve também um importante apoio da TAP, que assegurou não só o transporte mas também a distribuição das revistas no lounge da TAP na Embaixada. Estamos certos de que este mesmo sucesso será replicado nos EUA, embora a data ainda não esteja definida, será oportunamente divulgada.
Estas iniciativas representam um passo significativo nos esforços contínuos da AILD para preservar e promover a rica herança da língua e cultura portuguesas em todo o mundo. A superação destes desafios demonstra o esforço permanente da Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) em conectar e apoiar os lusodescendentes globalmente, promovendo a cultura, a língua e as tradições portuguesas.