EasyTalent
Empresa associada do mês
Comecemos a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o percurso do Paulo Jorge. Como decidiu fundar a EasyTalent? Qual foi a motivação por trás da criação da empresa?
A EasyTalent foi fundada em 13 de outubro de 2019, pouco tempo depois de ter saído do Santander, onde fiz carreira na área comercial durante mais de 30 anos, em diferentes funções, ciclos de negócio e redes. Sendo o Grupo Santander uma grande e autêntica Escola de Gestão, moldada na vontade de crescer, na vocação de liderança, no espírito de resiliência e no foco em resultados, nunca me passou pela cabeça parar de um dia para o outro e passar ao modo de laisser faire, laisser passer, abdicando de alguma forma do ADN em que tinha sido moldado.
Tinha tomado, alguns anos antes, conhecimento sobre o conceito de Interim Management através do Fernando Jorge, meu irmão e atual Partner da EasyTalent.
A nossa motivação ao criar a EasyTalent foi reforçar o mercado de Interim Management em Portugal, levando o conceito e a praxis ao nosso tecido empresarial, por constatação de que as Empresas e PME’s poderiam beneficiar grandemente do recurso a esta Solução de Gestão e por outro lado tínhamos a intenção de criar uma Comunidade que acolhesse Profissionais dispostos a saber mais sobre a Solução e a trabalhar como Interim Managers, enquadrá-los devidamente e apoiá-los no processo de matching com as Empresas.
Atualmente, quais são os principais serviços/produtos disponibilizados EasyTalent e a quem se destinam?
A EasyTalent fornece Capacidade Diretiva Externa às Empresas e PME’s, independentemente da sua dimensão, setor de atividade, ciclo de vida e ciclo de negócio, ou seja, desde Startups até Grandes Empresas já em velocidade de cruzeiro. Simultaneamente possui uma Pool de Profissionais muito Experientes e Qualificados, com diferentes expertises e que estão disponíveis para interpretar e executar quer Projetos específicos, quer Programas Estratégicos mais alargados ou mesmo Processos de Mudança e Transformação mais estruturantes.
Quais são as características distintivas da sua marca em comparação com outras empresas do mesmo ramo?
O nosso propósito é prestar um serviço de excelência aos Clientes. O facto de sermos uma Consultora-boutique permite-nos oferecer um nível de personalização e de agilidade que se traduz por definição em processos mais fáceis e mais eficazes. Adicionalmente e para garantir padrões de serviço máximos, garantimos aos Clientes que para cada Missão conta sempre com a execução de um Interim Manager criteriosamente escolhido a partir de uma short list que lhe é apresentada e com o acompanhamento de um Partner da EasyTalent, para que se garanta a máxima eficiência e os melhores resultados.
Como é que o Paulo Jorge identifica e seleciona os parceiros prestadores de serviços pela Easy Talent?
Temos na Comunidade EasyTalent um conjunto alargado de Especialistas que fomos conhecendo ao longo destes quatro anos. Estes Profissionais foram sendo captados por nossa iniciativa ou por via de contactos espontâneos com a EasyTalent, no sentido de saberem mais sobre Interim Management e integrarem a nossa Comunidade.
O word of mouth, é também uma forma relevante de captação de novos membros.
Quais são os principais desafios que enfrentou ao empreender no ramo da EasyTalent e como os superou?
Os desafios foram e continuam ainda a ser os inerentes ao facto de se trabalhar num mercado ainda pouco desenvolvido e com uma Solução ainda pouco conhecida, ainda com reduzida notoriedade e baixo nível de utilização.
De qualquer das formas temos vindo a trabalhar de forma afincada na mudança deste estado de coisas. Para além do trabalho próprio que temos vindo a desenvolver, a criação da AIM – Associação Interim Management Portugal de que fomos co-fundadores em 2021, tem vindo a constituir, seguramente, um fator de desenvolvimento determinante para o Interim Management em Portugal.
Trabalha com clientes fora de Portugal? Os serviços EasyTalent estão presentes em que países?
Trabalhamos e continuamos abertos a trabalhar quer com Clientes estrangeiros quer com Empresários portugueses radicados no exterior, em operações em curso ou a lançar de raiz em Portugal. A capilaridade dos nossos serviços pode estender-se à Península Ibérica, de uma forma geral aos países de destino da nossa Diáspora, PALOPS, incluindo Brasil e também à América Latina.
Quais são os principais planos de expansão ou novos serviços que a empresa tem para o futuro?
Vamos querer continuar a contribuir para o desenvolvimento do mercado de Interim Management em Portugal, de forma a que mais Empresários e Gestores possam usufruir dessa Ferramenta e mais Profissionais possam colocar todos os seus conhecimentos e o valor da sua experiência ao serviço do desenvolvimento e crescimento das nossas Empresas. Numa perspetiva de serviço integral e complementar, começamos já a oferecer serviços de
Executive Search, que reforçaremos em 2024.
O que podemos continuar a esperar da EasyTalent num futuro próximo?
Vamos também continuar a exercer o nosso Mandato na Vice-Presidência da AIM e a cooperar com os restantes operadores: Acumen Consulting, Experienced Management e Folgares Capital. Como indicador do estádio de desenvolvimento do mercado de Interim Management entre nós, mais do que uma situação de concorrência pura, existe atualmente uma espécie de “cooptição”, um misto de cooperação e competição entre os Prestadores de Serviços de Interim Management, no entendimento de que “quando a maré cresce, cresce para todos”. Acompanhamos os trabalhos dos “Encontros PNAID/2023” de dezembro último, em Viana do Castelo e estamos recetivos a poder vir a apoiar projetos de investimento transfronteiras de Empresários Portugueses da Diáspora e Lusodescendentes e de Empresários Portugueses residentes.
Como sente a portugalidade? É um tema presente na sua empresa?
A portugalidade, entendida como a qualidade de ser português, ganhou para mim pessoalmente uma nova dimensão, pelo facto de ter agora o meu filho a viver e a trabalhar na Holanda e uma sobrinha a trabalhar e a viver na India.
Por outro lado, portugalidade convoca também o conceito de universalidade, pelo que está naturalmente presente na EasyTalent, sendo os nossos Clientes e Interim Managers provenientes de várias geografias e possuindo diferentes nacionalidades.
A internacionalização é importante para o futuro da EasyTalent?
Dado o mercado global em que nos movimentamos, a internacionalização já faz parte do nosso presente, através por exemplo, de alianças que mantemos com Providers localizados noutros países e de acesso a Oportunidades provenientes da INIMA, a Federação Europeia de Associações de Interim Managers, de que a AIM faz parte.
A AILD está a criar uma rede internacional de pessoas que se vão poder interligar e colaborar entre si. Como vê este projeto e quais as vossas expectativas?
Trata-se sem dúvida de uma excelente oportunidade para o reforço da colaboração e cooperação entre os seus membros. As redes colaborativas são cada vez mais espaços privilegiados, onde todos ganham, para a partilha do conhecimento e da inovação, potenciados agora pelas novas facilidades tecnológicas. Na EasyTalent, esperamos naturalmente poder vir a usufruir também dos benefícios inerentes.
Que palavras deixaria sobre a AILD aos empresários que irão ler esta entrevista relativamente a esta plataforma global?
Não conhecia o vosso trabalho, que é naturalmente meritório na promoção da Lusofonia e da Cultura Portuguesa.
A minha sugestão é que se informem sobre o projeto e as suas valências, se tornem associados e usufruam e tirem partido de todas as suas vantagens.
Uma palavra final de agradecimento pelo convite que nos dirigiram e pela oportunidade de falarmos sobre Interim Management, um autêntico game changer para o desenvolvimento e crescimento do nosso tecido empresarial, no momento atual de policrise nacional e internacional.