Editorial dezembro
Caros Leitores
Chegamos ao final de mais um ano.
12 revistas, 12 obras de capa.
Durante 1 ano pusemos com muito orgulho Moçambique nas nossas capas, com o talento do jovem artista João Timane e a escrita do recém premiado Marcelo Panguana – Prémio Literário Craveirinha 2023 (o maior galardão da literatura e da cultura em Moçambique) – aproveitamos para o congratular publicamente, parabéns Marcelo! Inicia-se agora uma nova etapa para a divulgação das artes moçambicanas com a exposição ”Obras de Capa”, que no próximo ano comemora 5 anos.
A AILD está em destaque nesta edição: das remessas dos emigrantes, aos votos de boas festas do seu presidente, à empresa do mês, a Jomafe, era altura de fazer um balanço da atividade desta associação que está quase a completar o seu quarto aniversário, e por isso conduzimos a grande entrevista com o seu Diretor de Comunicação, José Governo analisando o impacto da Associação Internacional dos Lusodescendentes na promoção da união e cooperação entre as comunidades de língua portuguesa de todo o mundo.
A embaixadora Sara Martins, descreve-nos como foi assumir a chefia de uma Embaixada pela primeira vez e num contexto muito particular. A não perder!
Fazemos uma viagem no tempo até 1954 com a história de uma família (e uma menina em particular) que emigra para a Venezuela, com todas as agruras e dificuldades de uma época em que só os mais aventureiros ousavam enfrentar.
Confesso que revivi parte do meu passado também. O Projeto História Social de Angola, conta este mês com o importante depoimento de Vítor Ramalho – Secretário Geral da UCCLA. Conheça a multifacetada arte de Bianca Mendes e o seu mundo encantado de personagens e cenários e descubra os “Mitos e factos nas migrações internacionais”. A escritora Gabriela Ruivo traz-nos o “conto de natal” e conhecemos uma notável empreendedora que aos 45 anos decidiu abandonar o topo da carreira que tinha conquistado, para se lançar no empreendedorismo: Olga Amorim.
Conheça um pouco da história das hortas comunitárias e os seus benefícios não só para o ambiente como para o bem estar social. Trago um hino à “Mulher” em forma de poesia e com o Jorge Carreira ficamos a saber o que é a Terapia Neuromuscular. Olhamos deslumbrados pela lente de Março Seiça, e aproveitamos as férias para dar um salto a Óbidos ou se não tiver medo do frio propomos uma viagem pelas Highlands. Ainda temos tempo para aprender a falar melhor português e a saber mais sobre criptoativos. Fechamos com a aprovação do O.E. 2024. Deixamos o habitual agradecimento a todos os colaboradores, entrevistados, equipa interna e leitores. Todos dão o seu contributo para que este projeto editorial cresça e faça a cada edição um melhor trabalho.
Da minha parte, desejo-vos boas leituras e umas boas festas. Até 2024!