Editorial março

Caros Leitores,
Viajamos para Oriente para conhecermos Miyoung, e “as ruas movimentadas de Insadong onde as lanternas brilham amarelo”. Recordamos um mês de fevereiro intenso e recheado e revivemos o “depois do Adeus” para um novo recomeço. Felicidades Presidente! De Mirandela trazemos bons ares e bons ventos, com saborosos sabores tradicionais. Radicado nos Estados Unidos desde que concluiu a sua primeira licenciatura no Universo de Coimbra, percorreu um caminho académico notável, incluindo doutoramentos e pós-graduações na área científica ligada à imunologia, prevenção e cura de doenças como a diabetes tipo 2 e cancro. Palestrante internacional, Leonardo Ferreira concede-nos uma grande entrevista exclusiva com a sua história de vida, o seu último trabalho científico aprovado e as suas aspirações para o futuro de uma saúde mundial ligada à Inteligência artificial e à robótica. A não perder. Rigorosamente.
A edição de 2025 do Seminário Diplomático, decorreu pela primeira vez em duas cidades, Lisboa e Porto e revelamos tudo o que se passou nestes 3 dias de intensa atividade político-diplomática. Vou-vos confessar um segredo: Descobri nesta edição da Descendências que em Macau não perdemos tempo nos transportes públicos, e tudo pode ser resolvido num só dia.
Acho que vou viver para Macau. Que dizem? Continuamos a história dos reis do Pegu e descobrimos o que é uma liderança Lusófona. “Stella Learns Portuguese” – que adorável forma de aprender a língua portuguesa. Parabéns, Andrea Nunes! Voltamos a Gaza para o outro lado da guerra e da Escócia, a França, passando por Portugal, descobrimos o uso e os préstimos das urtigas. Surpreenda-se. As vacinas são mesmo uma conquista da medicina e fundamentais na saúde do indivíduo e da população em geral. E por falar em saúde, nada como ouvir “Le quattro stagioni” de Vivaldi. Que bem que nos faz à nossa alma. Destacamos o valor económico da língua portuguesa e no meio da natureza contemplamos o olhar do José Caetano, pela sua lente única. Magnífico! Fomos a Castro Daire acompanhar o “Programa Regressar”, e pela escrita singular de Isalita Pereira enaltecemos dois ilustres heróis de Portugal: o Diplomata Aristides de Sousa Mendes e o Capitão Salgueiro Maia. Um livro é uma máquina? O Marco Neves diz que sim. Fechamos esta edição com um tema bem atual – “A transparência na Gestão Pública”. Trazemos aos nossos queridos leitores bons motivos de leitura para desfrutar neste mês de março. Bom carnaval e até dia 1 de abril – sem mentiras!