Editorial Novembro

Caros Leitores

Sónia Aniceto e a inquietude que nos deslumbra cada mês que passa. Contemple “Lueur”.
Literanto é mais um projeto promovido pela AILD, desta feita pela sua delegação de França. Sara Novais Nogueira é a autora e responsável do projeto que pretende unir famílias, comunidade educativa, e comunidade local em torno da literatura infantojuvenil lusófona. Falamos desse 1º encontro e já ficamos ansiosos pelo próximo. Parabéns Sara!
Quem merece as nossas felicitações e os votos do maior sucesso é a nova delegação da AILD Brasil, que teve no passado dia 25 de outubro a sua apresentação oficial no Consulado de Portugal em São Paulo. O associado do mês é desta feita o diretor geral do conselho científico, o professor Marco Neves, que também assina uma rubrica aqui na Descendências. Descubra entre outras curiosidades, porque o docente da NOVA FCSH não escreve com o novo acordo ortográfico de 2009. A Grande Entrevista de novembro é com o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo. Falamos do passado, do presente e sobre o futuro do turismo em Portugal. Não perca a leitura. Recordar o passado para aprender como lidar com o presente e preparar-nos para um futuro mais próspero – um artigo sobre a crise de 2010-2014. Rita Santos, Presidente do Conselho Regional da Ásia e Oceânia do CCP vem denunciar e alertar para discriminação que os pensionistas em Macau estão a ser alvo. O poema de novembro, “Pecado original”, é uma homenagem ao escritor cabo-verdiano Corsino Fortes.

A Voz de Portugal é um jornal ao serviço das comunidades portuguesas no Quebec e no Canadá e que conta já com uma linda idade de 61 anos. É obra! Michael de Brito é um pintor lusodescendente, cujas obras tem como tema a sua própria família e as tradições portuguesas. Os seus quadros captam de forma fotográfica as expressões, os ambientes o detalhe, o que faz de Michael um artista único. O reconhecimento de personalidade jurídica aos ecossistemas é um meio efetivo de proteção do ambiente. Vítor Afonso apresenta-nos algumas dessas iniciativas por esse mundo fora. Afinal há crise ou não há crise na adolescência? A psicóloga clínica Ana Sofia Oliveira esclarece-nos. A lente do Paulo Ferreira apresenta-nos uma amostra “No Silêncio dos Moinhos”. Confesso, fiquei deslumbrada e vou certamente comprar o livro.
A descoberta da Serra da Estrela continua e desta feita o dia é passado em Belmonte. Lá fora fomos até Estugarda, a cidade automóvel. Sabe porque existem tantas línguas? Encontra a resposta quando chegar à página 64. Rogério Fernandes Ferreira, vem de forma pertinente colocar algumas questões relativamente ao apoio extraordinário que o Governo recentemente atribuiu aos portugueses. Não deixe de ler!
A crise energética, leva à procura de soluções para reduzir os custos da energia, mas o Philippe Fernandes vem explicar que muito do que se diz nem sempre corresponde à verdade.
Bons motivos de leitura para o seu mês de novembro.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search