Highlands

As Terras Altas da Escócia

Conhecer as Highlands na Escócia é das experiências mais marcantes para quem aprecia viajar. Uma região da Escócia onde a vista nos leva a separar no horizonte as montanhas cobertas de neve interrompidas pelos lagos de um azul profundo.

A Escócia tradicional, no alto das Highlands faz vibrar qualquer um. Encontra uma Highland Cattle, uma característica vaca ruiva de grandes chifres e com uma franja enorme, com a qual se pode cruzar na zona do lago Ness, uma zona de castelos icónicos e onde são destilados os mais tradicionais whiskies da região. As Highlands, as Terras Altas, localizadas no Noroeste, são muito pouco povoadas, sendo a única cidade de destaque Inverness, na margem norte do Lago Ness. Uma outra atração muito procurada nesta zona da Escócia é um espetáculo único a que pode assistir da aurora boreal rasgando o céu à noite. Habitualmente, tiram-se fotos na beira de um penhasco no Quiraing, na Ilha de Skye, tendo como cenário uma paisagem significativamente dramática, com tonalidades amarelas e fortes.

Como planear uma viagem às Highlands na Escócia

A grande maioria dos turistas que visita a Escócia usam Edinburgh como base para explorar o pais, por ser a cidade mais interessante e aquela possui melhor infraestruturas turísticas de melhor qualidade. Para organizar uma viagem de Edinburgh às Highlands, podemos: Embarcar em tours organizados com um ou mais dias de duração; Ir de comboio até Inverness e de lá organizar os tours pela região. Alugar um veiculo e ter a liberdade de montar o nosso próprio roteiro.
A nossa escolha vai para a terceira opção. As Highlands da Escócia são uma região vasta demais para ser vista em tours fechados. A todo o tempo, existe o desejo de parar para fotografar e estando em tour as fotografias ficarão com pouca qualidade, enquanto a paisagem passa lá fora a uma velocidade que não dá para apreciar convenientemente.

É conveniente que pesquise como alugar um carro em Edinburgh, Glasgow ou Inverness, para viajar pelas Highlands e o interior da Escócia.
Possíveis visitas pelas Highlands: O Parque Nacional Loch Lomond and The Trossachs, margeando o lago. Um lugar espetacular e um ótimo cartão de visita para quem vai explorar as Highlands da Escócia. Para quem sai de Edinburgh o caminho mais rápido é outro, mas vale dar uma esticadinha e fazer um desvio até o Loch Lomond para conhecer esta parte do país.
Glencoe e Fort William, são também montanhas nevadas nos Highlands. Um lago encontra-se à frente das montanhas. Após muitas paragens para fotografar, chega-se às Terras Altas, embasbacados. Pode almoçar-se no vilarejo de Glencoe, no simpático Glencoe Café, mas o ideal será seguir-se viagem até Fort William, 40 minutos mais à frente, uma cidade mais estruturada. Hospedagem em Fort William.
O Eilean Donan Castelo fica numa ilhota cercada por um lago. Uma ponte leva da terra até a área do castelo. Ele é feito de pedra, assim como a sua ponte. O céu está geralmente nublado, com alguns pontos azuis. As montanhas avistam-se ao fundo. Existem, na zona, outros lagos a visitar: Lochy, Garry e Cluanie. O Castelo de Eilean Donan. É uma reconstrução feita no século XX a partir de outro que existia no local. Pela sua localização, numa pequena ilha no meio de vários lagos, é uma atração imperdível.

Broadford e Portree

A entrada da Ilha de Skye, encontramos uma paisagem extremamente dramática. Seguimos até Broadford, um pequeno povoado já em Skye onde se pode passar a noite a noite, não sendo ponto de paragem tradicional, referida nos roteiros pelas Highlands. A maior cidade, e mais estruturada, da Ilha de Skye é Portree, mas Broadford oferece-nos uma mais valia muito grande: um hotel que aceita cães: o Dunollie Hotel. De Fort William são duas horas de viagem até Broadford, ou duas horas e meia até Portree, para quem preferir ficar numa cidade maior. Nas Highlands é possível encontrarmos as condições ideais para vermos a aurora boreal.
Seguindo uma pequena estrada secundária, até o Struie Hill Viewpoint, um mirante sobre o Dornoch Firth, onde estacionam diversos carros e vários fotógrafos procurando o melhor ângulo, encontramos o lugar perfeito para captar esse momento único e ver as cores únicas dessa aurora única, pouco antes da meia noite, quando o céu parece pintado de cores roxas, verdes e amarelas e estrelado. A Escócia tem uma cultura riquíssima e é muito pouco explorada. A região tem muito a ser descoberto ainda pelos visitantes que recebe. No caso da sua viagem inclua uma passagem por Edinburgh, não faça como a maioria, restringindo-se à cidade. Saia para explorar o interior e organize uma viagem às Highlands. É lá que está a Escócia que gostaríamos de conhecer.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search