Mensagem do Presidente Philippe Fernandes

Associação Internacional dos Lusodescendentes

Lugar para mais um

A AILD – Associação Internacional dos Lusodescendentes é a associação mais antiga criada em Portugal por lusodescendentes. Na sua origem estiveram seis fundadores, que quiseram centrar em Portugal a atenção dos lusodescendentes espalhados pelos quatro cantos do mundo.
Felizmente, a estes seis fundadores, juntaram-se muitos mais, ligados a uma maior variedade de países. Notamos uma vigorosa vitalidade na Associação e uma renovação constante. Os membros que dinamizam a vida associativa têm conseguido passar o seu testemunho a novos membros, permitindo uma renovação constante, e mesmo com a saída natural de alguns membros, o número de associados não tem parado de crescer.

A vida associativa é um ato de generosidade tremenda aos outros. É uma atividade voluntária em que o associado oferece o seu tempo aos outros. Como sabemos, nos dias atuais em que se vive com muita intensidade, a maioria não tem tempo que chegue para si e para os seus, quanto mais para os outros. Enquanto, presidente da AILD, não posso deixar de me maravilhar pela dedicação de cada um dos nossos associados, que têm feito um trabalho notável, sendo a Revista Descendências uma das suas manifestações mais belas.
Não posso também deixar de destacar, o trabalho notável que o nosso departamento de protocolos tem conseguido fazer, mesmo não dispondo ainda de meios materiais e humanos para tal.

Graças a ele, foi possível adjudicar uma ação de formação financiada por dois anos, que vai permitir enriquecer os nossos associados com o acesso a uma vasta série de áreas formativas, conseguido graças à nossa diretora Cristina Passas.
Outro protocolo que nos está a criar grandes expectativas, é o que está a ser desenvolvido na área do turismo. Neste âmbito, no passado dia 31 de março, fizemos com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e com a Associação das Termas de Portugal um webinar que constitui uma espécie de primeira pedra deste protocolo. Este evento contou com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal,

Luís Pedro Martins, do presidente da Associação das Termas de Portugal, Victor Leal, do diretor da AILD, José Governo, e da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes. Houve também outros ilustres participantes, como por exemplo o muito acarinhado artista nacional, Emmanuel. Convido a todos os que ainda não puderam assistir a este webinar a fazê-lo, agora em tranquilidade, e quem sabe durante a estadia numa das nossas fabulosas termas.
Como diria Zeca Afonso, “venha mais cinco…”, na AILD há sempre lugar para mais um membro, venha conhecer-nos, junte-se a nós, faça-se associado.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search